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Acerola, uma fruta muito saudável

Posted by on 12/07/2015

acerola-Malpighia_glabra_blossom_and_fruitAcerola (Malpighia emarginata DC).

É originária das Antilhas, comumente conhecida como uma excelente fonte natural de vitamina C (ácido ascórbico) e é bem apreciada especialmente pelos adeptos da dieta saudável.

Além da vitamina C em abundância, essa fruta oferece carotenóides e polifenóis.  A partir de agora, será ingrediente de sucos e refrescos daqueles que buscam emagrecer e ter uma boa saúde.

Edição e imagens:  Thoth3126@gmail.com

SUCO DE ACEROLA É SAUDÁVEL, REFRESCA E AJUDA A EMAGRECER

http://veja.abril.com.br/

Qualidade de vida é uma das grandes metas do homem e da mulher modernos – 20 de fevereiro de 2014

A obesidade é uma doença metabólica e inflamatória, e é caracterizada pelo aumento de substâncias pró-inflamatórias, secretadas pelos adipócitos (células de gordura). Essas substâncias pró-inflamatórias podem levar ao aumento da pressão arterial, resistência à insulina, resultando em doenças cardiovasculares, diabetes e até alguns tipos de cânceres.

Nos últimos anos, muitos compostos bioativos das frutas foram isolados, mostrando efeitos anti-inflamatórios. Esses componentes benéficos têm mostrado resultado positivo na proteção da saúde, especialmente contra doenças relacionadas ao estilo de vida moderno.

acerola

Um estudo brasileiro recém publicado (04 de fevereiro de 2014), pelos pesquisadores DIAS,F.M, LEFFA, D.D e colaboradores, mostrou que a acerola, protege as proteínas envolvidas na reações de lipólise (favorecendo a perda de gordura corporal) e ajuda a reduzir a inflamação do organismo.

A pesquisa foi publicada na revista Lipids in Health and Disease, os pesquisadores observaram os resultados em ratos, durante o período de quatro semanas. O estudo mostrou que o consumo de suco de acerola reduziu o nível de proteínas inflamatórias (TNFα) e aumentou a lipólise (quebra de gordura) nos ratos avaliados que receberam uma dieta altamente calórica.

Os pesquisadores concluíram que o suco de acerola pode prevenir o ganho de peso (considerando o peso corporal e quantidade de gordura corporal), como também ajudar no controle da Dislipidemia (considerando melhora dos níveis de triglicerideos), como também reduzir a inflamação do organismo. É importante lembrar que novos estudos ainda são necessários para entender melhor os mecanismos envolvidos nos efeitos benéficos associados com o consumo do suco de acerola.

acerola01

A acerola (Malpighia emarginata ou Malpighia glabra), também conhecida popularmente como cereja-das-antilhas ou cereja-de-barbados, tem origem nas Antilhas, América Central e norte da América do Sul. Pertence à família das Malpighiaceae. No Brasil, o cultivo de acerolas teve um forte crescimento nos últimos vinte anos, sendo hoje uma importante cultura da Região Nordeste, com destaque principalmente na agroindústria de polpa de fruta congelada. Sua superfície é lisa ou dividida em três gomos. Possui três sementes no seu interior. O sabor do fruto é levemente ácido e o perfume é semelhante ao da maçã. Possui vitaminas A, B1 (tiamina), B2 (riboflavina), B3 (niacina), cálcio, fósforo, ferro e, principalmente, vitamina C, que, em algumas variedades, chega a estar presente em até 5 gramas por 100 gramas de polpa. Este valor chega a ser oitenta vezes superior ao da laranja e ao do limão.

Esse efeito anti-inflamatório observado da ingestão do suco de acerola, pode ser atribuído à composição da fruta (polifenóis e vitamina C).

Valor Nutricional
Cada 100 gramas de acerola oferece em média *:
-Energia – 35 calorias
-Carboidratos  – 7,6 gramas
-Proteínas  –  0,4 gramas
-Gorduras  –  0,3 gramas
-Vitamina C –  1.677 mg
-Vitamina A –  230 µg RE
*Fonte: Tabela para Avaliação de Consumo Alimentar em Medidas Caseiras. 5ª Ed. 2004

Uso da acerola

A acerola é mais consumida na forma de suco (polpa congelada ou crua), pois in natura é muito ácida e de difícil aceitação. Nos dias mais quentes, tomar suco é uma maneira saudável de se refrescar.  No preparo caseiro, a fruta deve ser misturada com duas a três partes de água e batida no liquidificador. Com esse calor, que tal um suco refrescante de acerola? Tome com moderação, sem culpa, fique mais saudável e ainda emagreça.

Permitida a reprodução, desde que mantido no formato original e mencione as fontes.

www.thoth3126.com.br

2 Responses to Acerola, uma fruta muito saudável

  1. Fausto AMARAL DE BARROS

    Ixpertux vagavam pel’aí à cata de algo rentável (leia-se ‘fácil’) quando deram com uma frutinha ácida que oferece meros 7% (se tanto!) de polpa. Mas cansados que estavam, decidiram abraçar e “trabalhar” aquela mesmo.
    Alguns estudos, conclusões óbvias: pequenas, difíceis de pilotar, ácidas demais… E viram-se no-mato-sem-cachorro. E agora, o quê fazer? No prejuízo não podemos ficar! Fácil, dizemos que tem TRINTA vezes mais vitamina C que a laranja. E assim fizeram.
    Não é que colou?!… Só não disseram que é TRINTA vezes mais “frágil” que a laranja — não agüenta nem as duas horas depois de “processada”. Sem dizer que os estabilizantes, conservantes e etc, necessários para chegar até o incauto consumidor com alguma aparência, destroem o restinho que presta.
    Agora me aparecem esses quatro (que nem os nome tiveram coragem de dizer), após o profundo estudo de quatro semanas com ratos, afirmando tudo isso!
    Alguém já disse que a maior crise brasileira (na verdade, humana), é de caráter.

  2. joaquim

    Thoth,fala também da hemoterapia.
    E assim estaremos arrancando milhares de pessoas das mãos do corporativismo médico
    e laboratórios
    EU PRATICO E RECOMENDO
    VALEU!!!!!!

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