O Mapa do Oriente Médio está sendo ‘Redesenhado’ ?

Até muito recentemente, eu conhecia apenas um pouco sobre os Houthis, um exército rebelde islâmico no Iêmen que se autodenominava movimento Ansar Allah. Mas tudo isso mudou quando o seu avanço militar relâmpago no início deste mês chegou subitamente às manchetes dos meios de comunicação internacionais, remodelando drasticamente os mercados petrolíferos globais e criando muita “ansiedade’ no seio da família saudita.

Fonte: The Unz Review – Por Ron Unz

Varrendo a costa do Mar Vermelho, os Houthis derrotaram facilmente as forças sauditas há muito posicionadas contra eles, que fugiram em pânico, abandonando todo o seu moderno equipamento militar. Como resultado, os Houthis capturaram rapidamente várias cidades locais e várias ilhas costeiras.

Em circunstâncias normais, as batalhas militares no Iémen dificilmente atrairiam muita atenção mundial. Mas as vitórias Houthi permitiram-lhes consolidar completamente o seu controle das rotas marítimas do Mar Vermelho em torno do estratégico Estreito de Bab al-Mandeb, reforçando enormemente a sua declaração de que bloqueariam todo o transporte marítimo do petróleo saudita, o que de fato eles fizeram.

Pouco depois de os iranianos terem sido atacados pelas forças de Israel e em seguida pelos militares americanos no início de Fevereiro, os persas fecharam o Estreito de Ormuz ao tráfego de petróleo por aliados americanos, incluindo os sauditas e demais minúsculos estados do Golfo Pérsico. Mas os sauditas então usaram um longo oleoduto leste-oeste para enviar com sucesso seu petróleo bruto para o porto de Yanbu, no Mar Vermelho, e exportá-lo de lá via Canal de Suez e pelo Estreito de Babel-Mandeb, no Chifre da África.

Assim sendo, nos últimos seis meses, os sauditas conseguiram exportar de 4 a 5 milhões de barris por dia através do Mar Vermelho. Este tem sido um dos maiores fatores que reduzem o impacto global do fechamento iraniano do Estreito de Ormuz, mas os Houthis agora bloquearam repentinamente essa rota alternativa para os sauditas.

Pior ainda, ao mesmo tempo que aquela repentina ofensiva terrestre Houthi, uma onda de drones poderosos alegadamente lançados pelas forças iraquianas alinhadas com o Irã danificou gravemente o oleoduto saudita em vários locais, eliminando completamente essas exportações de petróleo durante meses até que o oleoduto pudesse ser reparado. Grande parte desse petróleo ia para a Europa e os sauditas declararam que, sob condições extraordinárias de força maior, os seus clientes europeus não receberiam remessas de petróleo durante pelo menos os próximos meses, que abarcam o INVERNO europeu.

A combinação destes acontecimentos retirou milhões de barris diários de petróleo dos mercados mundiais e os preços dispararam imediatamente. A escassez global de combustível produzida pela guerra do Irã, há muito prevista, mas relativamente lenta para chegar, de repente apareceu com um tremendo estrondo. Esses foram acontecimentos obviamente dramáticos e importantes, que impactaram a economia mundial, o curso da nossa atual guerra no Irã, as eleições de meio de mandato americanas que ocorrerão em apenas algumas semanas e as eleições em Israel.

Mas aprofundar um pouco mais estes acontecimentos sugere que as possíveis consequências geopolíticas a longo prazo podem ser ainda muito maiores e muito mais abrangentes do que estes resultados imediatos percebidos até aqui.

Durante anos, tive uma vaga noção dos Houthis, sabendo que eles estavam travando uma longa guerra civil contra o governo do Iêmen, que era apoiado por forças militares financiadas pelos sauditas e pelos Emirados Árabes Unidos.

Embora os Houthis tenham se mantido firmes no campo de batalha, a enorme influência política dos ricos sauditas e dos outros estados árabes do Golfo persuadiu o Ocidente a impor um cerco brutalmente severo aos territórios controlados pelos Houthis, proibindo a importação de alimentos, remédios e outros suprimentos vitais. Anos de uma campanha massiva de bombardeamentos sauditas também destruíram grande parte da infra-estrutura civil local e, de acordo com estimativas da ONU, a combinação destes dois fatores levou a centenas de milhares de mortes de civis ao longo dos anos. Mas, apesar de quase todo o mundo estar contra eles, os Houthis, extremamente determinados, nunca cederam um centímetro.

No entanto, a repentina proeminência dos Houthis levou a entrevistas com muitos especialistas experientes na região que discutiram seus antecedentes. Ao começar a ouvi-los, descobri rapidamente que muitas das informações que absorvi casualmente de anos de cobertura ocasional da mídia haviam sido severamente distorcidas.

Os Houthis começaram originalmente em 2003 como um movimento rebelde iemenita liderado por um líder religioso chamado Hussein al-Houthi. Embora tenha sido morto pelo governo no ano seguinte, o seu papel inicial de liderança permitiu que os seus inimigos políticos afixassem esse nome bastante marginalizador e desrespeitoso na organização, o que implica que eram apenas algum grupo de tribos rebeldes. Mas em 2014, os chamados Houthis capturaram a capital do Iêmen, Sanaa, e um território que incluía cerca de 70-80% da população total do país.

Um movimento rebelde que passou os últimos doze anos controlando tanto a capital como a esmagadora maioria da população iemenita tornou-se obviamente há muito tempo o governo nacional de fato do Iémen. Mas os Houthis, de maioria xiíta, eram profundamente hostis tanto aos sauditas quanto aos israelenses e tinham relações amigáveis com o Irã, então nossa mídia global notoriamente desonesta, as pre$$tituta$, escondeu que eles governavam o Iêmen e ainda os retratava como meros “rebeldes”

Como quase todos os chamavam causalmente de Houthis, não há grande mal em continuar a fazê-lo, mas em vez desse nome ou mesmo de Ansar Allah, eles deveriam ser mais apropriadamente chamados de “o governo do Iêmen”. Assim, a recente ofensiva militar representou, na verdade, um esforço bem sucedido do governo iemenita para recuperar as partes do seu território nacional ainda ocupadas por mercenários estrangeiros apoiados pela Arábia Saudita.

Quando percebi que o conflito era, na verdade, entre o Iêmen e a Arábia Saudita, de repente entendi as coisas sob uma luz completamente diferente. Antes da descoberta de petróleo, há mais de um século, o vasto interior da Península Arábica era considerado um deserto vazio e sem valor e os seus habitantes eram tribos ignorantes e errantes. Enquanto isso, a costa do Iêmen sempre foi considerada muito mais desenvolvida e avançada.

Desde então, um vasto mar de riqueza petrolífera imerecida elevou os sauditas à influência global e o mesmo aconteceu com muitos dos seus minúsculos estados vizinhos do Golfo Árabe. Mas muitos iemenitas continuam a desprezar esses povos como o equivalente regional dos Beverly Hillbillies da fama televisiva dos anos 1960.

Assim, embora os nossos meios de comunicação tendenciosos geralmente retratem a Arábia Saudita, os minúsculos EAU, Qatar, Bahrein e os outros estados petrolíferos como nações desenvolvidas e os Houthis como tribos selvagens, estes últimos, com alguma justiça, acreditam que os fatos verdadeiros são o oposto. De fato, os iranianos rotineiramente denigrem todos esses antigos países como meras ditaduras familiares corruptas e incompetentes, enriquecidas pela sorte de terem enormes recursos naturais em petróleo e gás encontrados em seus desertos cobertos de areia. A fácil vitória militar dos “empobrecidos” Houthis iemenitas sobre as luxuosamente financiadas forças sauditas apoia esta perspectiva, tal como o fato de o Iémen aparentemente produzir a maior parte das suas próprias armas avançadas, enquanto os sauditas praticamente não têm tais capacidades industriais.

“Este é o sonho; também a sua interpretação diremos na presença do rei. ³⁷ Tu, ó rei, és rei de reis; a quem o Deus do céu tem dado o reino, o poder, a força, e a glória. ³⁸ E onde quer que habitem os filhos de homens, na tua mão entregou os animais do campo, e as aves do céu, e fez que reinasse sobre todos eles; tu és a cabeça de ouro. ³⁹ E depois de ti se levantará outro reino, inferior ao teu; e um terceiro reino, de bronze, o qual dominará sobre toda a terra. ⁴⁰ E o quarto reino será forte como ferro; pois, como o ferro, esmiúça e quebra tudo; como o ferro que quebra todas as coisas, assim ele esmiuçará e fará em pedaços. ⁴¹ E, quanto ao que viste dos pés e dos dedos, em parte de barro de oleiro, e em parte de ferro, isso será um reino dividido; contudo haverá nele alguma coisa da firmeza do ferro, pois viste o ferro misturado com barro de lodo. ⁴² E como os dedos dos pés eram em parte de ferro e em parte de barro, assim por uma parte o reino será forte, e por outra será frágil. ⁴³ Quanto ao que viste do ferro misturado com barro de lodo, misturar-se-ão com semente humana, mas não se ligarão um ao outro, assim como o ferro não se mistura com o barro. ⁴⁴ Mas, nos dias desses reis, o Deus do céu levantará um reino que não será jamais destruído; e este reino não passará a outro povo; esmiuçará e consumirá todos esses reinos, mas ele mesmo subsistirá para sempre, ⁴⁵ Da maneira que viste que do monte foi cortada uma pedra, sem auxílio de mãos, e ela esmiuçou o ferro, o bronze, o barro, a prata e o ouro; o grande Deus fez saber ao rei o que há de ser depois disto. Certo é o sonho, e fiel a sua interpretação”. Daniel 2:36-45

Em 1944, o Presidente Franklin Roosevelt reuniu-se com o Rei Ibn Saud, oferecendo proteção militar americana aos sauditas e aos outros árabes do Golfo Pérsico em troca de acesso e influência sobre os seus recursos petrolíferos. Mas atualmente todas as nossas bases no Golfo Pérsico foram destruídas por mísseis e drones iranianos, expulsando-nos da região. De acordo com relatos da mídia, quando o líder da Arábia Saudita ligou duas vezes para seu “amigo” (um marionete de Israel), o presidente Donald Trump, implorando por ataques aéreos americanos para impedir o avanço dos Houthis, seus pedidos urgentes foram rejeitados pelo vassalo dos sionistas.

A Arábia Saudita assinou recentemente uma entente defensiva de “alto nível” com o nuclear Paquistão e a Turquia, mas embora ambos os países possuam forças armadas fortes e bombas atômicas, até agora recusaram-se a envolver-se no conflito com o Iémen. Durante anos, os sauditas prestaram muita assistência financeira ao Egito, mas esse país também aparentemente não deu aos sauditas mais do que palavras de apoio público.

Temos de reconhecer que a única coisa que os sauditas podem oferecer a outros países é a sua vasta riqueza, petróleo e areia de seus desertos, mas enormes quantias foram desperdiçadas de forma imprudente ao longo dos anos. Com suas atuais exportações de petróleo bastante reduzidas, os sauditas parecem estar sob considerável pressão financeira, tendo recentemente permitido que seu projeto de vaidade LIV Golf entrasse com pedido de falência e até mesmo buscado urgentemente um empréstimo internacional de US$ 8 bilhões.

Os sauditas possuem obviamente uma enorme riqueza acumulada, mas a maior parte dela permanece sob a forma de ativos financeiros americanos (Títulos do Tesouro dos EUA, em sua maioria de longo prazo), cuja liquidação poderá produzir uma quebra do mercado em Washington DC ou pelo menos aumentar as taxas de juro dos títulos americanos. Então, faltando apenas algumas semanas para as eleições de meio de mandato, o governo Trump provavelmente os proibiria de tomar tais medidas. Daí a bizarra necessidade saudita de um grande empréstimo internacional.

Os últimos seis meses da Guerra do Irã remodelaram drástica e dramaticamente a geopolítica da região, na medida que até mesmo os mais hostis ao Irã reconheceram de má vontade, especialmente para os sionistas genocidas de Israel, que finalmente obtiveram um resultado absolutamente contrário às suas pretensões, ao atacarem o Irã e arrastarem seu vassalo, os EUA para o conflito.

Por exemplo, o arqui-neocon judeu khazar sionista Robert Kagan declarou há algumas semanas que, ao derrotar a América [e Israel] e expulsá-la do Golfo Pérsico, o Irã estava agora a estabelecer-se como a hegemonia regional dominante, um veredito surpreendente do cofundador do sionista PNAC.

Dado este quadro mais amplo, as indicações repentinas de considerável vulnerabilidade saudita sugeriram algumas possibilidades dramáticas que ninguém imaginava e que poderiam começar a desenrolar-se.

Como chefe de gabinete de longa data do ex-secretário de Estado Colin Powell, o coronel. Larry Wilkerson passou décadas como participante dos círculos mais íntimos das discussões sobre segurança nacional nos Estados Unidos, o que lhe deu autoconfiança para, às vezes, ser bastante ousado em suas declarações. Numa entrevista há mais de uma semana, ele especulou que depois de os Houthis alinhados com o Irã terem terminado de derrotar as forças sauditas no seu próprio país, poderiam então decidir invadir a própria Arábia Saudita e derrubar o seu governo e remover a família Saud do poder.

Na época, eu não tinha muita certeza de quão a sério levar os comentários rápidos de Wilkerson, mas em uma entrevista mais recente com o Prof. Glenn Diesen, há alguns dias, concentrou-se fortemente nesta mesma questão, argumentando que o país que o mundo conhece há muito tempo como Arábia Saudita poderá em breve “desaparecer.”

O britânico Alastair Crooke passou décadas envolvido no Oriente Médio, primeiro como oficial sênior do MI6 e depois como diplomata britânico e influente negociador de paz. Em uma entrevista um dia depois, ele disse praticamente a mesma coisa.

Como Crooke explicou, o patriarca fundador Ibn Saud (Abdulaziz bin Abdu Rahman Al Saud) conquistou e subjugou muitas outras tribos da Península Arábica há mais de um século, criando um país que ele então nomeou em homenagem à sua própria família. Mas durante gerações muitas dessas tribos grandes e poderosas permaneceram inquietas e profundamente ressentidas com o que aconteceu. Então, se o governo central saudita fosse visto como fraco e vulnerável, eles poderiam se levantar para anular esse acordo político passado, especialmente se lhes fosse oferecida assistência militar iemenita [e iraniana] significativa.

Um possível gatilho para tal colapso saudita pode estar em certos eventos do início da década de 1930 que eram totalmente desconhecidos para mim. Enquanto Ibn Saud criava o seu novo país com o apoio britânico, conquistou e anexou com sucesso três províncias do Iémen, e os governos subsequentes deste último país nunca se reconciliaram com essa perda. Essas terras são aparentemente muito mais ricas e férteis do que a maior parte do deserto sem trilhas da Arábia, e as tribos locais que vivem lá ainda mantêm fortes laços com seus primos iemenitas do outro lado da “fronteira” de areias escaldantes de um dos piores desertos do planeta, o “Empty Quarter, o Quadrado Vazio ou o Rub’ al-Khali.

Chas Freeman é um dos nossos diplomatas mais ilustres e serviu como embaixador americano na Arábia Saudita durante a Guerra do Golfo de 1991. Numa entrevista há alguns dias, ele contou a mesma história do amargo ressentimento dos iemenitas xiítas em relação às províncias perdidas.

Assim, se os Houthis iemenitas continuarem a demonstrar a sua clara superioridade militar sobre os sauditas e as forças apoiadas pela Arábia Saudita, poderão decidir que finalmente chegou o momento de recuperarem o território que tinham perdido há quase um século. Se o fizessem derrotando os militares sauditas no atual território saudita, um resultado tão dramático poderia facilmente pôr em marcha o colapso e o desmembramento daquele país extremamente rico em petróleo e areia mas extremamente fraco em qualquer outra métrica.

Desde a sua fundação, o “país” Arábia Saudita tem sido controlada pela seita extremista wahabita do islamismo sunita e, portanto, frequentemente maltrata sua minoria xiita de 10 a 15%. Em Março, observei que esta minoria XIÍTA oprimida estava fortemente concentrada na área que contém os principais campos petrolíferos sauditas, e Freeman também enfatizou esse fato importante.

Portanto, pode ser natural que o Irã xiita e o Iraque xiita ajudem seus correligionários xiítas sauditas, há muito oprimidos, a conquistar sua independência, especialmente dada a vasta riqueza petrolífera que estes últimos controlariam na época. Outros vizinhos sauditas poderiam cooperar também na tomada de partes do território às quais tinham ou poderiam inventar algum tipo de reivindicação, enquanto as muitas tribos sauditas descontentes se levantariam contra o atual governo existente.

Nesse mesmo artigo de Março, também sugeri que o possível destino dos sauditas poderia ser partilhado por alguns dos outros minúsculos estados árabes do Golfo Pérsico:

Por exemplo, o minúsculo Reino do Bahrein já fez parte da Pérsia e, embora a sua população seja esmagadoramente xiita, está sendo governado com mão de ferro por um monarca sunita, para que os iranianos pudessem reincorporá-lo no seu país. A população cidadã dos também minúsculos Emirados Árabes Unidos (EAU) é de pouco mais de um milhão e, como o país apoiou o ataque americano, o Irã também pode tomá-lo em retaliação às tribos que o controlam.

Uma desculpa para a invasão do minúsculo Kuwait por Saddam Hussein em 1990 foi que o pequeno estado rico em petróleo era tradicionalmente considerado uma província iraquiana. Com o Iraque agora governado por xiitas intimamente alinhados ao Irã, se o Kuwait se deixasse levar pela guerra, ele poderia ser invadido e reanexado pelos iraquianos. Tal ação reverteria completamente o resultado da nossa “vitoriosa Guerra do Golfo” de 1991, que marcou o início do momento unipolar dos Estados Unidos.

Esses minúsculos países árabes do Golfo Pérsico atualmente existentes só surgiram após a Primeira Guerra Mundial e o colapso e a desintegração do derrotado Império Otomano em 1918, com uma Grã-Bretanha vitoriosa conquistando muitos desses novos estados e definindo suas fronteiras. Portanto, dificilmente seria impossível se a atual vitória iraniana decisiva sobre a América e o também minúsculo estado genocida e pária internacional de Israel, mais de um século depois, também desencadeasse grandes mudanças no mapa regional.

Se algum desses acontecimentos dramáticos ocorrer, a causa principal obviamente terá sido a estupidez imprudente dos governos do psicopata Netanyahu, arrastando seu marionete Trump em atacar o Irã, desencadeando assim uma guerra que agora parece ter sido perdida. Mas um fator secundário importante teria sido a estupidez igualmente imprudente do governo saudita em fazer o mesmo contra as duras forças Houthi do Iêmen.

A partir de outubro de 2023, os Houthis capturaram a atenção mundial quando apoiaram os palestinos sitiados de Gaza, interditando todos os navios associados a Israel no Mar Vermelho, enquanto disparavam mísseis regularmente contra o próprio minúsculo e pária estado de Israel, apesar dos ataques aéreos do governo Biden. Esse bloqueio Houthi levou à falência e ao fechamento do importante porto israelense de Eilat, no Mar Vermelho, e foi a mais forte ação retaliatória tomada por qualquer governo árabe muçulmano em qualquer lugar em resposta ao brutal massacre de civis de Gaza pelos psicopatas assassinos de Israel.

Logo após Trump retornar à Casa Branca, ele ridicularizou a fraqueza de Biden e prometeu esmagar os Houthis e acabar com o bloqueio, enviando uma poderosa força-tarefa de porta-aviões dos EUA para fazer isso. Mas semanas de ataques na Operação Rough Rider não conseguiram subjugar os determinados Houthis, ao mesmo tempo que nos custaram algumas das nossas aeronaves de primeira linha e mais de meia dúzia de drones MQ Reaper avançados, cada um dos quais custou dezenas de milhões de dólares. Então Trump acabou abandonando o esforço militar, mas falhou ao declarar vitória em voz alta, tendo descoberto que os Houthis eram lutadores muito fortes e determinados.

Os cerca de 300 milhões de muçulmanos xiitas estão espalhados por todas as partes do mundo muçulmano, mas alguns países têm uma concentração particularmente mais forte: o Irã é quase totalmente xiita, e no Iraque, um país onde cerca de 95% da população é muçulmana, cerca de dois terços são xiitas. Encontram-se também grandes populações de xiitas no Paquistão (20%), na província oriental da Arábia Saudita (15%), no Bahrein (70%), no Líbano (27%), no Azerbaijão (85%), no Iêmen (50%) na Síria e na Turquia. Entre as comunidades islâmicas que residem no Ocidente também é possível encontrar minorias xiitas.

A guerra Houthi contra Israel não foi totalmente unilateral e, em agosto de 2025, um ataque bem-sucedido com mísseis israelenses matou muitos altos funcionários Houthi. Mas, apesar dessa grave perda, as forças militares Houthi permaneceram inabaláveis e continuaram os seus ataques ao transporte marítimo e ao minúsculo território de Israel até que uma trégua em Gaza foi oficialmente declarada em Outubro desse ano.

Os Houthis são muçulmanos xiitas intimamente alinhados com o Irã, o maior país muçulmano xiíta. Assim, quando Israel arrastou a América e lançaram subitamente o seu ataque surpresa massivo contra este último país no final de Fevereiro deste ano, os iranianos retaliaram imediatamente fechando o Estreito de Ormuz ao tráfego de navios e petroleiros, havia expectativas generalizadas de que os Houthis entrariam em breve na guerra em nome do Irã, reiniciando o seu bloqueio ao Mar Vermelho e estendendo-o aos grandes carregamentos de petróleo sauditas agora redirecionados do Golfo Pérsico. Mas, apesar de alguns avisos públicos, eles não o fizeram.

Em suas muitas entrevistas, o professor iraniano. Mohammad Marandi dizia regularmente que seu próprio governo estava administrando a escalada do bloqueio de petróleo e mantendo os Houthis na reserva para uso posterior. Mas logo fiquei cético em relação a essa explicação, já que tal ação Houthi teria ampliado enormemente a eficácia do fechamento iraniano do Estreito e aumentado muito a pressão sobre Israel e o seu presidente marionete Donald Trump, enquanto os enormes ataques militares em andamento ao Irã significavam que os Estados Unidos e Israel já estavam sobrecarregados.

Uma tal entrada Houthi na guerra teria ajudado enormemente o Irã, mas nunca aconteceu, levando-me a concluir que os iranianos tinham muito menos influência sobre os Houthis do que se acreditava amplamente.

Embora Trump não tenha conseguido derrotar os Houthis em 2025, eles sofreram um grande número de mortes, por isso talvez estivessem um tanto tímidos e relutantes em iniciar uma nova ronda de combates. A enorme escala dos ataques ao Irã e os assassinatos precoces e bem sucedidos de tantos líderes políticos e militares iranianos de topo por Israel podem ter sido um grande elemento dissuasor, reforçando a lição das suas próprias perdas de liderança nas mãos dos israelitas e dos americanos.

Mas também considerei que o anterior bloqueio Houthi só tinha sido dirigido contra os israelitas e não contra os sauditas. Apesar da amarga hostilidade contra estes últimos, uma trégua com os sauditas estava em vigor, e isso provavelmente explicava por que a navegação saudita não havia sido interditada. Reiniciar uma guerra contra os sauditas sem qualquer provocação ou desculpa era provavelmente contrário às suas convicções religiosas, e perguntei-me se esse fator não poderia ter explicado a sua surpreendente quietude. Embora os ocidentais modernos quase sempre inventassem uma desculpa para quebrar uma trégua se considerações militares justificassem fazê-lo, os líderes Houthi são profundamente religiosos, por isso podiam ver as coisas de forma bastante diferente, não estando dispostos a quebrar a palavra prometida, independentemente de quão vantajosa pudesse ser.

Alguns dias atrás, o tenente Coronel Daniel Davis entrevistou um proeminente jornalista iemenita, e este confirmou plenamente as minhas suspeitas, dizendo que os Houthis acreditavam que quebrar uma trégua com os sauditas levaria à punição divina e provavelmente à derrota na guerra. O inglês do convidado estava longe de ser perfeito e tinha um sotaque muito forte, e sendo um iemenita tradicional, ele usava uma gigantesca adaga curva que revelou no final do show, mas forneceu informações consideráveis sobre as perspectivas iemenitas e a situação geopolítica local.

Se os escrúpulos religiosos tinham de fato sido um fator importante que impedia os Houthis de interditar o vulnerável transporte marítimo do Mar Vermelho dos seus odiados inimigos sauditas, estes últimos foram muito tolos ao quebrar a trégua de longa data e reacender o conflito.

Essa violação saudita ocorreu após os serviços funerários do aiatolá Ali Khamenei, o líder supremo iraniano e do mundo xiíta muçulmano (em torno de 300 milhões) de 87 anos foi assassinado no início da guerra junto com a maior parte de sua família. Depois que um cessar-fogo temporário foi estabelecido algumas semanas mais tarde, os iranianos organizaram um cortejo fúnebre público para seu mártir, o clérigo xiita de mais alto escalão do mundo xiíta. Em todo o Irã e Iraque, esta cerimônia de seis dias atraiu cerca de 40 milhões de enlutados, provavelmente constituindo a maior reunião pública da história da humanidade.

Sendo xiitas que admiravam profundamente Khamenei, os líderes Houthi compareceram à cerimônia e voaram para lá em um avião iraniano. Mas quando regressaram a Sanaa, o aeroporto foi atingido por um ataque com mísseis sauditas, com alguns acreditando que esta violação flagrante da trégua pode ter sido uma tentativa fracassada de assassinato destinada a decapitar o movimento Houthi. Os furiosos Houthis responderam com alguns ataques retaliatórios com mísseis contra alvos sauditas, e a maioria dos observadores, incluindo eu, presumiu que esta troca retaliatória marcava o fim do assunto.

Mas os Houthis consideravam agora a trégua quebrada e esperaram pela melhor oportunidade para renovar totalmente a sua guerra contra os sauditas, fazendo-o em Julho, quando o conflito entre a América e o Irã recomeçou poe iniciativa dos EUA, após serem pressionados pelos seus mestres em Israel. Após alguma preparação, os Houthis lançaram sua grande ofensiva terrestre no início deste mês na costa do Mar Vermelho.

Ironicamente, segundo o advogado Robert Barnes, foi Trump quem encorajou os sauditas a quebrar a trégua e atacar a delegação Houthi no aeroporto da capital iemenita. Se assim for, os sauditas ficaram naturalmente indignados quando o nosso presidente mais tarde os abandonou depois de as suas forças terem sofrido uma grave derrota militar.

As evidências da vulnerabilidade, fraquezas e covardia dos militares sauditas aumentaram ainda mais neste fim de semana, quando mísseis e drones Houthi atingiram sua capital, Riad, pela primeira vez, destruindo instalações de armazenamento de combustível no Aeroporto Internacional Rei Khalid e forçando o seu fechamento. Todos esses desenvolvimentos foram discutidos em uma nova entrevista com o Prof. Marandi há alguns dias.

Com os Houthis agora totalmente comprometidos com a guerra, ele se sentiu muito mais confortável explicando que eles eram aliados totalmente independentes dos iranianos, e não estavam sob qualquer tipo de controle persa. Ele enfatizou que eles ficaram fora da guerra contra o Irã até que os sauditas tolamente quebraram a trégua e os arrastaram para o conflito.

Estas possíveis e dramáticas mudanças na geografia do mapa da região do Golfo Pérsico são inteiramente especulativas. Talvez a Arábia Saudita seja desmembrada enquanto os minúsculos Bahrein, Kuwait e os Emirados Árabes Unidos serão engolidos e desaparecerão da história especialmente este último que assinou acordos com Israel, um anátema para o seu vizinho, o Irã. Não há grande probabilidade de que estes acontecimentos ocorram, mas dadas as suas enormes ramificações geopolíticas, são cenários plausíveis que vale a pena considerar.

No entanto, o sucesso militar do Irã no último semestre diminuiu muito as chances de outras mudanças na região. Durante anos, os inimigos neoconservadores judeus khazares daquele grande e populoso país de mais de 90 milhões de habitantes sonharam com a sua fragmentação, esperando que ele pudesse ser balcanizado em uma série de pequenos estados fracos. No início da guerra recente, eles às vezes até fizeram circular mapas mostrando um Irã tão fragmentado. Mas o Irã saiu vitorioso e o desmembramento é um destino reservado aos perdedores, especialmente os minúsculos estados do Golfo Pérsico, Kuwait, Catar, Bahrein, EAU.

Uma das principais razões pelas quais o Irã era visto com tanta hostilidade e marcado há décadas para destruição pelos sionistas judeus khazares de Israel era que ele era visto como o rival regional mais formidável de Israel. Enquanto permaneceu invicto e intacto, apesar das enormes sanções ocidentais de mais de quatro décadas, os planos de Israel para o seu próprio engrandecimento territorial tinham muito menos probabilidade de serem bem-sucedidos.

Durante gerações, os israelitas de todos os espectros e os [estúpidos e idiotas] sionistas cristãos que os apoiavam imaginaram um Israel que incluísse todas as terras, desde o rio Nilo até ao rio Eufrates, tendo estas sido permanentemente doadas ao povo judeu por “ordem divina” ao “povo eleito” no Antigo Testamento.

Este Israel amplamente expandido não incluia apenas a Cisjordânia e a Faixa de Gaza, mas também toda a Jordânia e o Líbano, a maior parte da Síria e grandes porções do Iraque, da Arábia Saudita e do Egito. Assim, as verdadeiras fronteiras de Israel abrangiam quase todo o Oriente Médio, e um número crescente de israelitas declarou a sua determinação em implementar esse projeto, planejando matar, expulsar e/ou escravizar as dezenas de milhões de árabes muçulmanos que atualmente ocupam e vivem nessas terras há milêmios. Pequenos mapas deste futuro Grande Israel eram frequentemente usados nas roupas dos israelenses de direita.

Neste mapa uma “diferente” visão do ORIENTE MÉDIO: O GRANDE ISRAEL: Em 04 de setembro de 2001 uma manifestação foi realizada em Jerusalém, para apoiar à ideia da implantação do Estado de Israel desde o RIO NILO (Egito) até o RIO EUFRATES (Iraque). Foi organizado pelo movimento Bhead Artzeinu (“Para a Pátria”), presidido pelo rabino e historiador Avraham Shmulevic de Hebron. De acordo com Shmulevic: “Nós não teremos paz enquanto todo o território da Terra de Israel não voltar sob o controle judaico …. Uma paz estável só virá depois, quando ISRAEL tomar a si todas as suas terras históricas, e, assim, controlar tanto desde o CANAL de SUEZ (EGITO) até o ESTREITO de ORMUZ (o IRÃ) … Devemos lembrar que os campos de petróleo iraquianos também estão localizadas na terra dos judeus”. UMA DECLARAÇÃO do ministro Yuval Steinitz, do Likud, que detém o extenso título de ministro da Inteligência, Relações Internacionais e Assuntos Estratégicos de Israel hoje: “Estamos testemunhando o extermínio do antigo Oriente Médio. A ordem das coisas esta sendo completamente abalada. O antigo Oriente Médio está morto, e o novo Oriente Médio não está aqui ainda. Esta instabilidade extrema poderia durar mais um ano, ou até mais alguns anos, e nós não sabemos como a nova ordem do Oriente Médio vai se parecer à medida que emergir a partir do caos e derramamento de sangue e fumaça atual. É por isso que devemos continuar a agir com premeditação”. No mapa acima podemos ver as pretensões de judeus radicais (tão ou mais radicais quanto os fanáticos islâmicos).

Como discuti num artigo de Fevereiro, poucos dias antes do início da Guerra do Irão, Tucker Carlson tinha divulgado uma longa entrevista com Mike Huckabee, o embaixador americano em Israel. Em sua discussão, Huckabee declarou-se um firme crente nos direitos bíblicos de Israel para tomar a maior parte de toda a região dp Oriente Médio, independentemente de quais outros países atualmente controlavam esses territórios.

Quando Carlson pressionou Huckabee em sua conversa, este último expressou seu apoio a tal expansão territorial israelense, declarando “Seria bom se eles levassem tudo.”

Nos últimos anos, os sionistas israelitas destruíram quase totalmente Gaza e, desde o início da Guerra do Irã, aproveitaram a oportunidade para fazer praticamente o mesmo ao sul do Líbano e o sul da Síria, a próxima fase da sua agenda expansionista. O governo Trump agora planeja fornecer a Israel cerca de 40.000 bombas de uma tonelada, uma quantidade suficiente de munições para destruir grande parte desses países.

Mas com o Irã vitorioso na guerra iniciada pelos judeus e as forças americanas em grande parte expulsas da região pelos mísseis e drones persas que devastaram suas bases, parece agora muito pouco provável que essas esperanças e sonhos de um “Grande Israel” se concretizem algum dia.

Embora esses sentimentos israelitas se tenham tornado muito mais generalizados e flagrantes nos últimos anos, dificilmente são novos. Um dos meus primeiros artigos no Pravda americano de 2018 incluiu esta descrição interessante:

Em 1983, Amoz Oz, frequentemente descrito como o maior romancista de Israel, publicou Na Terra de Israel, recebendo críticas elogiosas. Este livro foi uma coleção de longas entrevistas com várias figuras representativas da sociedade israelense, tanto moderadas quanto extremistas, bem como alguma cobertura dos palestinos que também viviam entre elas.

Destes perfis ideológicos, um dos mais curtos, mas mais amplamente discutidos, foi o de uma figura política especialmente linha-dura, sem nome, mas quase universalmente considerada Ariel Sharon, uma conclusão certamente apoiada pelos detalhes pessoais e pela descrição física fornecida. Logo no início, essa figura mencionou que pessoas da sua laia ideológica tinham sido recentemente denunciadas como “judeo-nazis” por um proeminente académico liberal israelita, mas em vez de rejeitar esse rótulo, saudou-o plenamente. Assim, o assunto geralmente ficou conhecido nas discussões públicas como o “judaico-nazista”

O fato de ele ter se descrito nesses termos não foi exagero, já que ele defendia alegremente o massacre de milhões de inimigos de Israel e a vasta expansão do território israelense por meio da conquista de terras vizinhas e da expulsão de suas populações, juntamente com o livre uso de armas nucleares caso eles ou qualquer outra pessoa resistisse fortemente a tais esforços. Na sua opinião ousada, os israelitas e os judeus em geral eram demasiado moles e mansos e precisavam de recuperar o seu lugar no mundo, tornando-se mais uma vez um povo conquistador, provavelmente odiado mas definitivamente temido. Para ele, o grande massacre recente de mulheres e crianças palestinas em Sabra e Shatila não teve nenhuma consequência, e o aspecto mais lamentável do incidente foi que os assassinos eram aliados falangistas cristãos de Israel e não os próprios soldados israelenses.

Agora, o excesso retórico é bastante comum entre os políticos e um manto de anonimato prometido obviamente afrouxará muitas línguas. Mas alguém consegue imaginar uma figura pública americana ou ocidental falando nesses termos, muito menos alguém que atua em círculos políticos mais altos? Hoje em dia, Donald Trump às vezes tuíta um insulto grosseiro com erros ortográficos às 2 da manhã, e a mídia americana fica horrorizada. Mas dado que a sua administração vaza como uma peneira, se ele se gabasse rotineiramente aos seus confidentes sobre a possibilidade de massacrar milhões, certamente teríamos ouvido falar disso. Aliás, não parece haver a menor evidência de que os nazistas alemães originais tenham falado dessa maneira em particular, muito menos enquanto um jornalista tomava notas cuidadosamente. Mas os “judeonazistas” de Israel são outra história.

Pelo que me lembro, a última figura, mesmo que ligeiramente proeminente, na vida pública americana que se declarou “nazista” foi George Lincoln Rockwell durante a década de 1960, e ele era muito mais um artista performático político do que um verdadeiro líder político. Mesmo uma figura tão marginalizada como David Duke sempre negou veementemente tal acusação. Mas aparentemente a política em Israel segue regras diferentes.

De qualquer forma, as supostas declarações de Sharon parecem ter tido pouco impacto negativo em sua carreira política subsequente e, depois de passar algum tempo no deserto político após o desastre no Líbano, ele serviu cinco anos como primeiro-ministro, de 2001 a 2006, embora naquela data posterior suas opiniões fossem regularmente denunciadas como muito brandas e comprometedoras devido à constante deriva para a direita do espectro político israelense.

Nas décadas seguintes a década de 1980, tais declarações ousadas de líderes políticos israelenses migraram constantemente de conversas privadas anônimas para declarações públicas. Por exemplo, o açougueiro e Primeiro-Ministro Benjamin Netanyahu vangloriou-se repetidamente de que Israel está atualmente travando uma guerra de sete frentes contra os seus muitos inimigos nacionais, e outros líderes israelitas consideram mesmo isso insuficiente.

Logo depois que Israel atacou o Irã, o ex-primeiro-ministro Naftali Bennett declarou que seu país poderia precisar travar uma próxima guerra contra a Turquia:

O ex-primeiro-ministro de Israel, Naftali Bennett, afirma que Israel poderá ter de travar uma guerra contra a Turquia — depois do Irã — caso o país tente criar qualquer tipo de aliança islâmica. Ele diz que qualquer aliança islâmica seria automaticamente considerada terrorismo e uma ameaça a Israel. “Não ficaremos de braços cruzados.” [o que o minúsculo pária internacional Israel fez após a assinatura do recente Pacto de Meca entre a Turquia, o nuclear Paquistão e a Arábia Saudita… nada]

Os principais jornais israelenses logo declararam que a Turquia, um grande estado da OTAN na verdade constituía uma ameaça nacional maior do que a República Islâmica do Irã.

Com a América e a sua enorme potência militar amplamente vistas como estando totalmente sob controle israelita, estas ameaças públicas explícitas contra a Turquia foram obviamente levadas muito a sério por aquele país, e explicam certamente por que razão a Turquia rapidamente se juntou à Arábia Saudita e ao Paquistão num acordo de defesa mútua obviamente dirigido contra Israel.

O Paquistão é o único estado muçulmano que possui dezenas de armas nucleares e, num artigo do início de 2020, apontei para a evidência considerável de que, durante o final da década de 1980, Israel assassinou todo o governo paquistanês num esforço inútil para inviabilizar esse programa de desenvolvimento de armas nucleares, com o embaixador americano e um general representante dos EUA, perdendo a vida [assassinados por Israel] no mesmo incidente.

Israel assassinou com sucesso a maioria dos principais líderes políticos e militares iranianos logo no início da guerra atual, mas o Irã ainda parece ter saido vitorioso no conflito. O seu grande arsenal de mísseis altamente precisos deu-lhe agora uma clara superioridade estratégica sobre o Estado pária e genocida Judeu, embora os psicopatas messiânicos agitados líderes políticos deste último pareçam detestar reconhecer e aceitar essa realidade do alto de sua arrogância de ser o povo escolhido de “deus”.

Esse tipo de tendência ao irrealismo, psicopatia, arrogância e messianismo extremo parece bastante difundido na sociedade israelense e nos judeus espalhados pelo mundo, especialmente os residentes nos EUA.

Por exemplo, pouco depois do ataque do Hamas em 2023, um importante líder político israelita entrevistado na RT denunciou a Rússia por ser insuficientemente pró-Israel no atual conflito e, portanto, ameaçou escandalosa e arrogantemente os líderes do gigante eslavo que possui o maior arsenal nuclear do mundo [uma pulga sionista mordendo um urso, literalmente].

Logo após atacar o Irã e assassinar sua liderança, uma porta-voz militar das FDI se gabou de que Israel tinha a mesma capacidade de eliminar os principais líderes russos e mataria todos aqueles que fossem considerados hostis ou assumissem uma “posição anti-Israel” na sua guerra contra o Hamas (leia-se genocídio dos palestinos em Gaza)

BIZARRO: A porta-voz das FDI, Anna Ukolova, ameaçou, em entrevista à rádio russa RBC, que autoridades russas seriam mortas caso adotassem uma postura anti-Israel na guerra. Ela afirmou que Israel controla todas as webcams na Rússia e poderia atingir facilmente quem quisesse, inclusive Putin.

Acredito que um grande problema com essa abordagem de arrogância extrema é que os israelenses parecem não saber que ela pode ter dois lados. Embora tenham lançado regularmente ataques surpresa contra os seus muitos inimigos, pareciam totalmente despreparados sempre que tais métodos eram utilizados contra eles. O Irã e Israel ainda estão presos num estado de guerra, pelo que tais ataques seriam plenamente justificados do ponto de vista jurídico ou religioso.

Ao destruir a maioria dos radares estratégicos regionais dos Estados Unidos, os misseis iranianos cegaram os israelenses para qualquer ataque iminente, de modo que estes últimos teriam apenas um ou dois minutos de aviso se mísseis fossem disparados em sua direção. Ninguém seria capaz de projetar o alvo exato até que os mísseis atingissem o seu minúsculo território.

As defesas aéreas israelenses são geralmente ineficazes, em grande parte esgotadas e totalmente inúteis contra mísseis hipersônicos iranianos, que agora são mortalmente precisos e aparentemente têm acesso a inteligência em tempo real [apoiadas talvez pela Rússia e China].

Foram os israelitas que mataram o Aiatolá Khamenei, a sua família e a maioria dos outros principais líderes iranianos, pelo que o Irã sente certamente que os psicopatas em Israel certamente ainda tem uma dívida de honra a pagar aos persas.

O Professor do MIT. o físico Theodore Postol passou décadas como um dos nossos mais renomados especialistas em mísseis e, numa análise interessante no mês passado, afirmou que os mísseis hipersónicos iranianos mais recentes têm, na verdade, muito mais poder de ataque do que os Oreshniks russos. Entre os exemplos que ele deu, um único míssil desse tipo poderia destruir totalmente nosso prédio da Biblioteca do Congresso em DC e tudo o que ele continha.

Verificando com a Gemini AI, nossa Biblioteca do Congresso é mais de 40 vezes maior que o edifício israelense do Knesset.

Então suponha que os iranianos simplesmente esperassem até que o Knesset estivesse totalmente lotado em sessão e os membros estivessem debatendo acaloradamente algum tópico importante, talvez quando eles deveriam atacar o Irã novamente. Um único ataque com mísseis destruiria todos eles. Quase sem aviso prévio, haveria poucos ou nenhum sobrevivente do parlamento israelense.

Ataques de mísseis quase simultâneos poderiam destruir o QG do Mossad e o QG militar, bem como centros de comando secundários. Os abrigos contra explosões só são úteis se você tiver aviso prévio suficiente e, com os radares regionais eliminados, tal aviso não seria fornecido. A aniquilação quase total de toda a arrogante classe política e militar de Israel certamente teria o benefício salutar de demonstrar a todos a inutilidade de iniciar tais políticas de assassinato contra a liderança de governos estrangeiros hostis.

Israel tem apenas um número limitado de grandes bases aéreas em seu minúsculo território e, com quase nenhum aviso prévio, um pequeno número de mísseis adicionais poderia provavelmente capturar a maior parte da força aérea israelita no solo e destruí-la. Com esses ataques iniciais com mísseis a perturbarem gravemente o sistema de comando israelita, enormes ondas de drones iranianos poderiam facilmente destruir grande parte do que restava.

Tanto quanto posso ver, a única razão pela qual os iranianos ainda estariam relutantes em tomar esta linha de ação e eliminar permanentemente os seus inimigos israelitas da face da Terra seria a probabilidade óbvia de alguma desesperada retaliação nuclear do minúsculo e pária estado de Israel, apesar da sua infinita arrogância.

Na entrevista com o coronel. Wilkerson, que discuti acima, ele argumentou que os iranianos provavelmente agora tinham acesso a informações de satélite em tempo real que os informariam quando as ogivas nucleares estivessem sendo carregadas nos bombardeiros, dando-lhes bastante tempo para destruir esses alvos com ataques de mísseis. Mas isso envolveria riscos sérios.

Além disso, segundo a maioria dos relatos, os israelenses tinham mísseis de cruzeiro com ogivas nucleares nas pontas que poderiam ser lançados pelo punhado de submarinos a diesel que os alemães lhes deram. Wilkerson pensa que as ogivas são pequenas e que, como os submarinos israelenses precisavam emergir para dispará-las, os vigilantes iranianos poderiam ser capazes de atacá-los e destruir as bombas enquanto os judeus tentavam dispará-las, ou então interceptar na trajetória os mísseis de cruzeiro disparados. Mas isso envolveria riscos adicionais. Portanto, a possível retaliação nuclear israelita continua a ser um fator muito grave.

Não sou nenhum tipo de planejador militar profissional, mas se esses tipos de cenários me parecem tão óbvios, certamente também estariam na mente daqueles indivíduos que se enquadram na categoria do conhecimento militar.

Portanto, suspeito que as preocupações com este tipo de cenários de decapitação de mísseis hipersônicos possam explicar por que razão os messiânicos psicopatas arrogantes israelitas se tornaram subitamente tão relutantes em envolver-se nas mais recentes rondas de combate contra o Irã. Talvez já tenham recebido o bastante dos misseis persas e agora estão com o rabo em meio as suas pernas.

Leitura relacionada:


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nosso conteúdo

Junte-se a 4.228 outros assinantes

compartilhe

Últimas Publicações

Indicações Thoth