Cometa Iwamoto cruza em frente à galáxia NGC 2903

Posted by on 16/02/2019

O cometa de movimento rápido Iwamoto {C/2018 Y1} esteve  em sua maior aproximação da Terra  – cerca de 28 milhões de milhas – na noite de 12 de fevereiro.  As noites de 11 e 12 de fevereiro foram as melhores para se vislumbrar o cometa, que agora é visto com pequenos binóculos e telescópios dependendo das condições atmosféricas e da sua localização, na medida em que ele esta se afastando para o exterior do sistema solar.  Enrico Colzani, do Observatório Astronômico Sormano, monitorou o sobrevoo e, enquanto observava, pegou a imagem do cometa que passava bem próximo pelos braços espiralados externos da galáxia espiral NGC 2903

Tradução, edição e imagens:  Thoth3126@protonmail.ch

TERRA SE ENCONTROU COM COMETA

Fonte:  http://spaceweather.com/

No dia 13 de fevereiro, o Cometa Iwamoto (C / 2018 Y1) fez sua aproximação mais próxima da Terra em mais de mil anos. Enrico Colzani, do Observatório Astronômico Sormano, monitorou o sobrevoo e, enquanto observava, pegou a bola de gelo suja que passava bem próximo pelos braços espiralados externos da galáxia espiral NGC 2903

“O cometa e a galáxia formaram um belo par – ainda que brevemente”, disse ele.

A Galaxia NGC 2903 foi descoberta pelo astrônomo William Herschel em novembro de 1784. Naquela época, o cometa era desconhecido e não seria encontrado por mais 235 anos – em dezembro de 2018 pelo astrônomo amador japonês Masayuki Iwamoto. Os dois corpos celestes se encontraram esta semana na constelação de Leão, assim como o cometa estava pagando uma rara visita ao sistema solar interior.

Descoberto em dezembro de 2018 pelo astrônomo amador japonês Masayuki Iwamoto, este cometa é um visitante cuja origem é de além do Cinturão de Kuiper . Vem do reino dos Objetos Trans- Netunianos Extremos (ETNOs) mais de 5 vezes mais longe do Sol do que a órbita de Plutão.

O cometa Iwamoto é um viajante oriundo da região de além do cinturão de Kuiper . Vem do reino dos Objetos Trans- Netunianos Extremos (ETNOs) que se situam a mais de 5 vezes longe do Sol que Plutão. Assim, poderia ser um parente de outros estranhos objetos ETNOs como Sedna , 2012 VP113 (” Biden “) e 2015 TG387 (” Goblin “).

Seguindo uma órbita altamente elíptica de 1371 anos, a última passagem do Cometa Iwamoto pelo sistema solar interno foi por volta de 648 dC (não registrado), e a próxima não acontecerá até 3390 dC. Isso significa que 13 de fevereiro de 2019 foi uma noite rara. Galeria de fotos do cometa em tempo real

Mais informações, leitura adicional:

Permitida a reprodução desde que mantida a formatação original e mencione as fontes.