Quem Ganha e quem Perde com o declínio do petrodólar

A guerra do Irã sobrecarregou os estoques de armas dos EUA levantando dúvidas sobre a capacidade de Washington de proteger o Golfo Pérsico. Se isso enfraquecer o petrodólar e afastar os produtores de petróleo do sistema financeiro dos EUA, dois ativos enfrentarão ventos contrários claros, e são ambos americanos: o dólar americano e os títulos do Tesouro dos EUA.

Fonte: International Man

O sistema petrodólar, durante décadas (desde 1975) ajudou a criar demanda estrutural para ambos. Se os exportadores de petróleo venderem mais energia fora do sistema do dólar, menos dólares do petróleo precisarão fluir de volta através de Wall Street e para títulos do Tesouro.

Ao mesmo tempo, o governo dos EUA precisa tomar emprestado somas exorbitantes para financiar seus déficits, compromissos militares de valores absurdos 9orçamento do Pentágono para 2027 em torno de US$ 1,5 trilhões), programas de direitos e despesas com juros.

Isso significa que o aumento da oferta de títulos do Tesouro pode colidir com o enfraquecimento da demanda estrutural. Observe o rendimento dos juros oferecidos pelo Tesouro com prazo de 10 anos.

O rendimento dos títulos do Tesouro de 10 anos é talvez a referência financeira mais importante no sistema fiduciário global, pois impulsiona avaliações e tendências de mercado em todo o mundo. É ampla —e erroneamente— considerada a taxa de retorno livre de risco.

O rendimento dos títulos do Tesouro dos EUA de 10 anos pode ser considerado um barômetro fundamental do sistema fiduciário baseado no dólar americano —uma medida crítica semelhante ao seu coração pulsante. Os rendimentos dos títulos movem-se inversamente aos preços dos títulos. Quando os preços dos títulos caem, os rendimentos dos títulos aumentam.

O aumento do rendimento dos títulos do Tesouro em 10 anos sinaliza problemas para o dólar americano porque significa que os investidores estão vendendo títulos do Tesouro, o que aumenta os custos de empréstimos do governo dos EUA. É por isso que o rendimento dos títulos do Tesouro de 10 anos é um grande problema para o governo dos EUA.

O rendimento do Tesouro a 10 anos era de 3,97% no final de fevereiro de 2026. Agora está em torno de 5,26%, um aumento de aproximadamente 129 pontos-base. 129 pontos-base podem não parecer muito, mas com mais de US$ 40 trilhões em dívidas e crescendo, cada ponto-base importa, e muito.

Nos níveis de dívida atuais, cada aumento de 1 ponto-base no custo médio de empréstimos do governo acrescenta aproximadamente US$ 4 bilhões em despesas anuais com juros. Portanto, um aumento de 129 pontos-base não é trivial—, ele se traduz em quase US$ 516 bilhões em custos adicionais de juros anuais, ampliando materialmente um déficit orçamentário que já era de cerca de US$ 1,8 trilhão.

Espero que o rendimento dos títulos do Tesouro de 10 anos continue subindo nas próximas semanas e meses —até forçar o Fed a agir. Nesse ponto, a intervenção será vendida como “estabilidade”, mas o mecanismo será familiar: suprimir rendimentos desvalorizando a moeda. Esse ciclo de feedback pode se tornar uma das histórias de investimento definidoras dos próximos anos.

O maior vencedor

O maior vencedor não deve ser nenhuma surpresa. É o Ouro. A China [e a Rússia] e os principais produtores de petróleo do Oriente Médio acumulam ouro há anos. Não creio que isso seja uma coincidência.

Situam-se perto do centro das mudanças que estão ocorrendo no sistema monetário internacional. A China produz mais ouro do que qualquer outro país e está entre os seus maiores consumidores acumuladores. Ninguém fora de Pequim sabe quanto ouro o estado chinês controla, mas seus ativos oficiais registrados como ouro contam apenas parte da história.

A China também passou anos construindo a infraestrutura necessária para conectar o comércio denominado em yuan com os mercados físicos de ouro. Essa preparação faz muito mais sentido quando se vê o ouro não como uma mercadoria, mas como um ativo de liquidação neutro e com valo real.

A última transformação monetária de importância comparável começou quando Nixon cortou o vínculo do dólar com o ouro em 1971, quando acabou com o “Padrão Ouro”. O ouro então era negociado a US$ 35 a onça no antigo sistema. Em janeiro de 1980, atingiu US$ 850—, um ganho de mais de 2.300%.

Acredito que a mudança monetária que está tomando forma hoje pode ser igualmente importante.

Por mais de meio século, o petrodólar ajudou a criar demanda estrutural por dólares e dívida do governo [títulos] dos EUA. Permitiu que Washington tivesse déficits e exportasse dólares em uma escala que nenhum país normal conseguiria sustentar. Os americanos passaram a considerar esse privilégio como uma característica permanente do cenário financeiro.

Não é.

À primeira vista, os estoques esgotados de mísseis dos EUA podem parecer alheios ao futuro do dólar. Não são. Ambos dependem da mesma coisa: a capacidade dos EUA de converter seu enorme poder financeiro em poder econômico e militar do mundo real.

Washington pode criar dólares sem limites, basta imprimi-los. Não pode criar fábricas de mísseis, cadeias de suprimentos de terras raras, controle sobre os Estreitos de Ormuz e Bab el Mandeb ou confiança na garantia de segurança dos EUA com um toque de tecla.

Se a guerra do Irã expor os limites do poder militar dos EUA, empurrar os estados do Golfo em direção à acomodação com o Irã e a China, enfraquecer o papel do dólar no comércio de petróleo e acelerar o movimento das reservas globais em direção ao ouro, poderemos olhar para trás neste período como o momento em que o sistema monetário pós-1971 entrou em seu estágio final.

O que começou com a escassez de [dos caríssimos] interceptadores de mísseis pelos EUA leva a uma conclusão muito maior: a guerra do Irã está expondo os limites do poder militar americano e do sistema monetário que o mesmo poder sustenta há mais de meio século.

Os sinais a serem observados são claros.

Observe os produtores de petróleo.

Cuidado com o dólar.

E acima de tudo, observe o ouro.

O declínio do petrodólar pode levar Washington a imprimir mais dinheiro—e colocar seu poder de compra em risco. O momento de se preparar é antes que a crise force sua mão.

Para os investidores, o perigo está em assumir que as regras que construíram a riqueza de ontem a protegerão amanhã. Uma mudança monetária desta escala poderia punir essa suposição— e recompensar aqueles que se preparam diante da multidão de zumbis desavisados.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nosso conteúdo

Junte-se a 3.802 outros assinantes

compartilhe

Últimas Publicações

Indicações Thoth