No primeiro quarto do século XXI, a humanidade passou por uma enorme transformação, que é mais precisamente descrita não apenas como histórica, mas como antropológica, porque altera o próprio modo de ser da espécie Homo sapiens. O que chama a atenção não é apenas a escala evolutiva desta transformação, mas também a velocidade com que ela ocorreu. Muito rapidamente, literalmente no espaço de uma geração, a humanidade mudou para um modo de vida sem família.
Fonte: Rússia Today = Por Mikhail Afanasyev, chefe de pesquisa do projeto Índice de Bem-Estar Social da RT
A transição global da humanidade para um modo de vida sem família e as suas consequências
Vamos compreender o significado do que aconteceu. Os seres humanos da nossa espécie foram formados, multiplicados e espalhados pelo planeta em grupos de parentesco fortemente unidos que se expandiram em tribos e, ao mesmo tempo, se dividiram em famílias mais compactas e distintas. Aristóteles, portanto, não inventou, mas simplesmente descreveu, a natureza social do ser humano racional e chamou a família de primeira – isto é, a forma básica e fundamental – associação humana.
Aliás, Aristóteles, muito antes de Jesus Cristo, também alertou sobre a ameaça existencial à humanidade representada pela crematística – grego antigo ‘χρηματιστική’ (ganhar dinheiro), de ‘χρήματα’ (dinheiro) – ou capitalismo, em termos modernos. Ele considerava a crematística uma forma pervertida de atividade econômica, contrária à natureza humana e destrutiva da sociedade, incluindo a família. Então, cerca de 300 anos depois, Jesus Cristo veio e ensinou que a adoração a Mamom afasta as pessoas de Deus – com todas as consequências que isso acarreta.
Dois mil anos se passaram. Vamos omitir os detalhes e focar no ponto essencial. O cientista político Francis Fukuyama chamou o final do século XX de “fim da história mundial”. Somente pessoas frívolas podem pensar que Fukuyama estava simplesmente inventando coisas. O estado da humanidade global na virada dos séculos XX e XXI foi descrito pelo sociólogo Zygmunt Bauman como individualizado e “líquido”, porque todas as instituições e conceitos sociais perderam sua certeza e força obrigatória. Mas Bauman ainda não havia testemunhado a aniquilação da família como matriz e a causa existencial da humanidade.
Vamos traçar a cronologia da desintegração. A revolução sexual da geração Baby Boomer no final da década de 1960, afirmando valores pós-modernos de autoexpressão individual e hedonismo, deixou de lado as narrativas religiosas ‘’ (isto é, os mandamentos) e cortou a tradição raiz da vida familiar. Depois disso, as igrejas na Europa Ocidental esvaziaram-se rapidamente e tanto o casamento como a procriação entraram em declínio.
Os EUA, devido ao conservadorismo do seu coração e ao afluxo de imigrantes latino-americanos, ficaram ligeiramente para trás, mas estão avançando na mesma direção e o processo está a acelerar. Isto é claramente visível nos dados a seguir. Durante toda a primeira metade e meados do século XX até a década de 1970, a taxa anual de casamentos foi em média de 10 a 11 por 1.000 pessoas, mas depois começou a diminuir, atingindo repetidamente níveis historicamente baixos.

Estatísticas sobre casamentos e divórcios no século XXI para 100 países do mundo estão coletadas aqui. Na década de 2000, os EUA já tinham menos de 8 casamentos por 1.000 pessoas. Na Rússia, no início do século, a taxa de casamento era de 7,5 por 1.000 e na China de 7,1. Na Europa, América Latina, Canadá, Austrália, Nova Zelândia, Japão, Coreia do Sul e Singapura, o número de casamentos estava diminuindo ainda mais rapidamente. Como resultado, a taxa média de casamentos em cem países caiu abaixo de 6 na década de 2000 – 5,96 casamentos por 1.000 pessoas.
Durante o primeiro quarto do século XXI, a taxa global de casamentos caiu para mínimos sem precedentes: hoje, o indicador médio em cem países está visivelmente abaixo de 5, com 4,83 casamentos por 1.000 pessoas. O número de casamentos diminuiu em 81 desses 100 países. No Japão, Coreia do Sul e Austrália, o número caiu para 4; no Canadá, Irlanda, Nova Zelândia e Grã-Bretanha, é inferior a 3,5 casamentos por 1.000 pessoas. Na América do Sul, outrora considerada um bastião do catolicismo, e na África negra, que hoje é considerada como tal, as taxas de casamento são ainda mais baixas porque a maioria dos casais que coabitam não se casam na igreja nem registam formalmente as suas uniões.
Ao mesmo tempo, em 70 dos 100 países, a queda na taxa de casamento é acompanhada por um aumento no número de divórcios. Em 65 países, o número de divórcios já ultrapassa um terço do número de casamentos, incluindo 30 países onde os divórcios representam metade ou mais dos casamentos.
O resultado destes processos é um rápido declínio no número de famílias biparentais com filhos. Observando 73 países, para os quais há informações detalhadas disponíveis, podemos ver que apenas em 7 dos 73 países a parcela de famílias com crianças excede 40% de todos os domicílios, e em apenas mais 4 países as famílias com crianças representam mais de um terço dos domicílios. Em 44 países – ou seja, na esmagadora maioria dos países para os quais existem estatísticas – o número de famílias com crianças representa menos de um quarto de todos os domicílios. Nos EUA, a percentagem familiar caiu abaixo dos 20%, enquanto na Europa é ainda mais baixa, caindo para 16-14% na maioria dos casos, e mesmo tão baixa quanto 10% na Lituânia e na Dinamarca.

Assim, a sociedade cada vez mais informatizada, “liberal” e progressista da pós-modernidade, tendo começado com a afirmação do individualismo e a redução da gravidez, entrou no século XXI numa fase de atomização radical com a desintegração final do modo de vida familiar da humanidade. O significado cósmico e a escala dessa metamorfose residem no fato de que a espécie Homo sapiens, que já se tornou o demiurgo da vida significativa, superando a mortalidade do mundo material por meio da vida da raça humana, agora está renunciando à sua missão antientrópica por considerá-la muito pesada. Pois a missão da humanidade, em essência, é o trabalho e a fé – e é exatamente isso que ‘o progresso’, o “liberalismo”, a permissividade desgasta. O trabalho incessante e a fé obstinada no significado superior de continuar a linhagem humana estão sendo substituídos pelo conforto de indivíduos autossuficientes, um conforto que garanta a confortável eutanásia da espécie Homo sapiens, em total consonância com o ‘quadro científico’ da entropia no mundo material.
A transição para um modo de vida sem filhos e sem família produziu uma ruptura tectónica na dinâmica populacional global, desde uma explosão demográfica em declínio até à implosão demográfica. Em 2026, a taxa de fecundidade total mundial caiu abaixo de 2,20, nível necessário para uma reposição simples. A população do planeta ainda está crescendo por inércia da estrutura etária, mas se as tendências atuais persistirem, ela atingirá o pico de aproximadamente 9 bilhões por volta de 2056, após o qual começará a diminuir. Na verdade, porém, a queda real nas taxas de natalidade em todo o mundo ultrapassou recentemente todas as previsões científicas.
O artigo citado pelos economistas Jesus Fernandez-Villaverde (Universidade da Pensilvânia) e Patrick Norrick (Universidade Northwestern) descreve o colapso demográfico global como um processo natural impulsionado pela própria ‘modernidade’: educação prolongada, construção de carreira, o alto custo de preparar uma criança para a vida, redes de parentesco enfraquecidas e expansão de oportunidades para mulheres fora da família.
Em termos simples, a noção da inevitabilidade objetiva da destruição da matriz familiar e do despovoamento acelerado do planeta sem humanidade, replicada em inúmeras publicações acadêmicas e analíticas, é uma projeção mental do poder das elites globalistas avançando e implementando uma estratégia de transumanismo elitista e da divergência da espécie Homo sapiens.
Citemos dois contra-argumentos que refutam a hipótese de que a atomização e o despovoamento da humanidade são processos exclusivamente naturais.
Em primeiro lugar, esta hipótese ignora as questões anti-religiosas (anticlericais), antinacionais (cosmopolitas), antitradicionais e anti-históricas (progressistas e pós-modernas), e agora também uma revolução cultural antifamília e anti-humanista (transhumanista) que foi projetada e sistematicamente realizada pelas elites capitalistas à medida que a civilização ocidental se transformava e o sistema mundial ocidental de acumulação e concentração de capital se expandia globalmente. É justamente essa expansão global e a dominação total dos [falta de] ‘valores’ do pós-moderno – relativismo de valores e individualismo antissocial – que produziu a globalidade e a velocidade da desumanização da humanidade.
Em segundo lugar, esta modernidade ‘sem família e sem filhos’, olhando mais de perto, revela-se heterogénea – há exceções à tendência dominante e não podem de forma alguma ser chamadas de marginais. Essas exceções nos obrigam a pensar e podem explicar muita coisa.
Vejamos o caso de Israel. Quase ninguém contestaria que Israel é uma sociedade e um Estado “modernos”. Ainda em Israel. o divórcio é comparativamente raro, enquanto a percentagem de famílias completas com filhos entre todos os agregados familiares (42,5%) é uma das mais elevadas do mundo e a mais elevada entre os países desenvolvidos; a taxa de fertilidade total em Israel permanece num nível ideal, mantendo-se estável em 3 nascimentos por mulher.
A distinção demográfica de Israel encontra sua explicação no contexto geopolítico do surgimento e da existência do moderno estado sionista. Esse contexto é claramente caracterizado por uma competição étnica aguda com viés religioso, que no caso do Estado judeu é inseparável do capitalismo global. A separação étnico-religiosa com base na escolha, ligada à acumulação global de capital, é precisamente o que constitui a lógica do apartheid social e da divergência de espécies.
Vale destacar também que a sobrevivência da família nas condições atuais tem uma dimensão de classe muito clara. Dados dos EUA, por exemplo, mostram que o declínio do casamento está concentrado principalmente entre a maioria pobre (60%) da sociedade. Entre os 20% mais ricos dos americanos, a taxa de casamento mudou pouco nas últimas décadas e permanece em torno de 80%. Portanto, a ‘crise matrimonial’ não é total, mas está ocorrendo às custas das classes mais baixas, que constituem a maioria social. Em outras palavras, o casamento e a família estão deixando de ser uma norma humana universal e agora estão se tornando um privilégio de elite da minoria rica e educada.

O que emerge é a seguinte imagem. A crise da sociabilidade tornou-se total e, seguindo estruturas sociais de várias épocas históricas, atingiu agora a instituição raiz e matricial da vida comum humana – a família. Sob a bandeira do progresso imparável, o definhamento da família espalhou-se, homogeneizou e, na verdade, eliminou quase todas as civilizações, atingindo a sua maior força destrutiva nos países mais desenvolvidos e com o mais elevado nível de vida, onde famílias completas com crianças se tornaram uma raridade em extinção e onde os antigos Estados nacionais foram substituídos por conglomerados de populações cada vez mais alienadas da tradição histórica, cada vez mais atomizadas e cada vez mais carente de independência. Exceções significativas à tendência geral são visíveis apenas em Israel e entre o estrato mais alto das elites globais.
Essa evolução da humanidade corresponde plenamente à estratégia do transumanismo, na qual as aspirações da elite global são formuladas – hoje, os grupos dominantes e governantes do capitalismo corporativo e de monopólio estatal global. Na consciência de massa, a estratégia transumanista foi projetada na forma do conceito de desenvolvimento sustentável da ONU. Ao longo de várias décadas, por meio do sistema de centros de influência globalistas, da expertise convencional, da educação e da mídia de massa, o consentimento da humanidade para a contração populacional foi conceituado, implantado e implementado como a principal condição e critério do desenvolvimento sustentável. O apoio mental e psicológico à castração voluntária da raça humana tem sido a transição economicamente compelida e imposta pela cultura de massa para uma vida sem filhos, sem família,estilo de vida individualizado das unidades humanas que vivem ‘para si mesmas’.
Ao mesmo tempo, o envelhecimento progressivo e o encolhimento da população do Homo sapiens estão ocorrendo principalmente às custas dos estratos de massa economicamente instáveis e cada vez mais endividados – a imensa maioria da humanidade. Enquanto isso, as elites que possuem capital e poder social estão, ao contrário, acumulando e monopolizando os recursos existenciais da própria vida, incluindo maior expectativa de vida, continuidade familiar e capacidade reprodutiva [deles mesmos]. Dessa forma, comunidades de elite globalmente interconectadas neutralizaram a ameaça de revolta em massa e adquiriram uma nova qualidade de escolha, cultivando não apenas a superioridade de propriedade, mas também a superioridade existencial e herdada das espécies sobre os indivíduos descartáveis de “comedores inúteis” do Homo sapiens.



