Um breve discurso sobre o “Fim do Mundo”

É evidente que o mundo que vemos à nossa volta está caminhando para um clímax —chame-o de “Fim dos Tempos”, chame-o de Armagedom ou simplesmente chame-o de Terceira Guerra Mundial. Não importa como você o chame, o fato de que ele está se aproximando a cada dia é cada vez mais óbvio. Aqui está uma maneira de ver isso: o Império Anglo-Americano-Sionista, que desempenhou o papel dominante globalmente por pelo menos um século ou mais —alguns diriam séculos a mais—, está enfrentando um desafio existencial do BRICS —a aliança frouxa, mas crescente, da Rússia, China, Índia, Brasil e África do Sul além de vários outros —cujo principal cartão de visita é romper com a hegemonia do dólar americano (com a libra esterlina e o euro envolvidos, e por extensão, do domínio dos banqueiros judeus) e passar a negociar nas suas próprias moedas nacionais.

Fonte: Global Research

“O amor ao dinheiro é a raiz de todo mal”. – (São) Paulo de Tarso [um judeu]

PARTE 1: O Problema

“Fim dos Tempos” e o Império Anglo-Americano-Sionista

Como o Império sempre foi apenas uma questão de dinheiro, tal desafio é potencialmente fatal. Se o comportamento do presidente dos EUA, Donald Trump, é uma indicação, pode muito bem ser que o Império prefira explodir o mundo do que admitir que um novo dia amanheceu, o que pode significar —“suspiro”— comprometimento e coexistência.

A aristocracia e seus princípios dominantes

Alguns argumentariam que o termo “Império Anglo-Americano-Sionista” é apenas uma forma abreviada de se referir a uma elite dominante muito mais antiga e difundida que está no topo de toda a economia global interligada e domina há alguns milhares de anos ou mais com famílias que datam do Império Romano.

Termos como “Comitê dos 300,” “Nobreza Negra,” etc., estão atualmente em uso, mas o conceito básico é que há uma aristocracia monetária de elite situada nas camadas mais altas do “Ocidente Coletivo” que possui a maior parte dos ativos, é autorregeneradora e efetivamente governa o mundo.

Analistas apontaram que os “cérebros” operacionais da operação parecem estar atualmente situados na “City of London” (‘The Crown’), a “square Mile City” (Cidade de uma milha quadrada, controlada pelos Rothschilds), aliada à Família Real Britânica, enquanto a força militar para impor o controle da elite está nos Estados Unidos. Tanto a Grã-Bretanha como os EUA têm a sua polícia secreta de elite —MI6 e a CIA. Ambos os centros foram profundamente penetrados por fanáticos sionistas que governam de ou com Israel e que colaboram com o MI6 e a CIA na aplicação dos interesses imperiais.

Além da Grã-Bretanha, dos EUA e de Israel, vibrações mais antigas e veneráveis de riqueza e influência ainda emanam de centros de poder europeus tradicionais, como Roma [Clube de Roma, Round Table…], Paris, Viena, Frankfurt, Veneza, etc., com atores poderosos globalmente no Japão, Coreia do Sul, Taiwan, Cingapura, Arábia Saudita e outros países.

Os aristocratas funcionam por meio da propriedade de corporações empresariais todo-poderosas, que são cercadas, por sua vez, por selvas impenetráveis de autoridade regulatória, legislativa e judiciária. Essas corporações são governadas por regras e tradições rígidas de cima para baixo que abrangem todos os principais setores, especialmente bancos e finanças, mídia, mineração e minerais, farmacêutica, manufatura, Complexo Industrial Militar, Petróleo, transporte e, cada vez mais, comunicações e cibernética.

Um importante ramo do mundo corporativo cria e fabrica armas de guerra, desde balas de pequeno calibre até bombas H e submarinos nucleares. O sistema educacional é orientado principalmente para preparar indivíduos para gerenciar e dirigir essas indústrias. Quadros de políticos fornecem ao público a face do poder arraigado dos marionetes políticos no poder.

Indivíduos em nível de trabalho são vistos principalmente como trabalhadores e consumidores para manter as rodas da produção girando, disciplinados, é claro, por uma enorme força policial e militar para garantir que nada desagradável perturbe o carrinho de maçãs. Para manter esses indivíduos engajados e desequilibrados, um vasto aparato de entretenimento, permissividade, pedofilia, corrupção dos costumes e da cultura foi criado, incluindo a inculcação e a supervisão e liberação de vícios como drogas, álcool, jogos de azar, pornografia, etc.

Nenhuma das opções acima deve ser vista como uma negação de que “gangues” dentro da elite competem entre si por riqueza e poder.

A elite aristocrática tem o genocídio como resposta

Infelizmente para a elite aristocrática, as coisas não têm corrido muito bem ultimamente.

As populações mundiais e seus governos nacionais, especialmente os da “maioria global” como os dos BRICS, não estão mais sendo totalmente cooperativos em canalizar a riqueza para o topo, que, afinal, é o principal objetivo de todas as aristocracias, pelo menos aquelas desprovidas de senso espiritual. Estamos falando, é claro, das aristocracias do “Ocidente Coletivo” que residem tanto no Império Anglo-Americano-Sionista quanto em seus lacaios, como a UE.

Então, voltemo-nos para as palavras de um livro outrora famoso: “O que Jesus diria?” Jesus, é claro, é o homem mais famoso da história ocidental, então deveria ter uma palavra a dizer.

Quando Jesus chegou, ele expulsou os cambistas [os banqueiros daquela época] do templo, mas não tentou implementar a igualdade social, política ou econômica. O que ele insistiu foi no tratamento decente de todos os membros da sociedade —na verdade, de cada indivíduo humano—, conforme expresso em sua vida, suas parábolas e suas Bem-aventuranças. [eu]

De fato, se os aristocratas de hoje fizessem um esforço louvável para implementar esses ideais, o mundo se tornaria um lugar muito melhor da noite para o dia. Figuras na vida de Jesus, como José de Arimatéia, demonstram que a riqueza secular e o poder utilizados com compaixão podem fazer parte do mundo melhor do que todos imaginamos. Mas a grande maioria dos aristocratas de hoje parece ter pouco interesse. Em vez disso, eles embarcaram em um enorme projeto mundial de redução da população da Terra para o que consideram um tamanho administrável. O nome do jogo hoje é genocídio em grande escala.

Vamos ouvir isso de um dos líderes mais importantes do partido aristocrático moderno. Este seria Aurelio Peccei (1908-1984), fundador e presidente do Clube de Roma. Em seu livro A Qualidade Humana (Pérgamo 1977), Peccei escreveu:

“Pela primeira vez desde que o primeiro milênio foi abordado na cristandade, grandes massas de pessoas estão realmente em suspense sobre o advento iminente de algo desconhecido que pode mudar completamente seu destino efetivo…O homem não sabe ser um homem verdadeiramente moderno…O homem inventou a história do Dragão Mau, mas se havia um dragão mau, ERA O PRÓPRIO HOMEM (ênfase no original)….Aqui temos o paradoxo humano: o homem preso por sua extraordinária capacidade e realizações, como em uma areia movediça —quanto mais ele usa seu poder, mais ele precisa dele.

“Nunca devemos cansar-nos de repetir quão tolo é equiparar o atual profundo estado patológico e desajustamento de todo o sistema humano a qualquer crise cíclica ou circunstâncias passageiras. Desde que o homem abriu [uma] Caixa de Pandora de novas tecnologias, ele sofreu proliferação humana descontrolada, mania de crescimento, crises energéticas, escassez real ou potencial de recursos, degradação do meio ambiente, loucura nuclear e uma série de aflições relacionadas.” [ii]

Assim, de acordo com Aurelio Peccei, oráculo do movimento “Tardio Grande Planeta Terra”, confidente de David Rockefeller e inúmeros outros da elite aristocrática globalista, a humanidade hoje coletivamente é um “Dragão Mau” A raça humana é um “Dragão Mau” porque a “Caixa de Pandora de novas tecnologias” trouxe à existência a “proliferação humana descontrolada” e inúmeros males associados. Essas coisas subverteram o que deve ter sido o paraíso da Alta Idade Média, pelo qual Peccei e grande parte da classe dominante da Europa parecem sentir profunda nostalgia.

Então, como resolver este terrível problema que é causado em grande parte pela capacidade da medicina moderna de manter vivos os bebés e os idosos e da agricultura moderna de alimentar pessoas que de outra forma morreriam de fome?

Aqui peço perdão ao leitor por tentar tornar uma história muito longa de forma muito curta. Isso quer dizer que um meio potencialmente potente de matar pessoas consideradas inúteis pela aristocracia é, obviamente, a guerra, mas mesmo com as guerras massivas, sucessivas e trágicas do século XX, apenas algumas centenas de milhões dos bilhões de pessoas que vivem no planeta foram eliminadas. Além disso, a guerra é confusa e destruidora de bens, como mostra a guerra genocida de Israel em Gaza.

Uma troca nuclear entre a Rússia e o Ocidente, por exemplo, poderia matar um grande número de pessoas, mas deixaria o planeta em seu hemisfério norte numa confusão de consequências e destruição radioativa para os sobreviventes, incluindo a própria elite da aristocracia. Estes últimos, é claro, se refugiariam nas profundezas do subsolo em seus bunkers e abrigos subterrâneos [a Noruega construiu uma cidade subterrânea – com ajuda de seres extraterrestres – capaz de abrigar quase metade da sua população], mas em algum momento teriam que emergir para enfrentar a realidade.

Então o método decidido foi criar pandemias, com a COVID-19 sendo apenas a salva de abertura. A obsessão da elite com pandemias —veja os pronunciamentos da Organização Mundial da Saúde— nos lembra da Peste Negra do século XIV, que matou até metade da população da Europa. Seja qual for a causa, a Peste Negra foi certamente um meio eficaz de redução populacional.

Mas mesmo um contágio crescente como o da COVID mata indiscriminadamente, então, quando esse patógeno em particular foi criado, ele não era tão ruim — não era forte o suficiente para assassinatos em massa. Em vez disso, foi a “vacina” que se tornou a assassina, como mostram espetacularmente os dados sobre o excesso de mortes provocados pelas vacinas mRNA “seguras e eficazes”.

Essa morte e destruição em massa foram planejadas para serem de longo prazo, para se espalharem ao longo de uma ou duas gerações praticamente despercebidas, enquanto a fertilidade despencava. Tudo isso foi planejado pela elite. Ainda hoje, após publicidade horrenda, a vacina contra a COVID continua sendo administrada e sendo aceita pelos mais desavisados, uma grande maioria de zumbis obedientes.

E o que vem a seguir? Já estamos vendo o início — identificação digital universal, vigilância controlada do sistema de todos os aspectos da vida, moeda digital do banco central, IA obrigatória no controle de registros médicos e diagnósticos, prescrições e inoculações de medicamentos obrigatórias, dispositivos vestíveis, hospitalização conforme ordenado, protocolos conforme ordenado, eutanásia conforme ordenado, etc. O programa do Clube de Roma está sendo implementado de forma silenciosa e implacável.

A humanidade pode ser salva de outra forma?

Mas e se recuássemos um pouco e perguntássemos se o que Peccei chamou de “extraordinária capacidade e conquistas da humanidade”, levando à “proliferação humana descontrolada”, não só poderia manter vivos os bebés e os idosos, mas também poderia resolver outros problemas, como a produção de energia, redução da poluição, elevação dos padrões educacionais, conservação e reciclagem de recursos, desarmamento nuclear, etc?

E se as nações da Terra pudessem alcançar relações pacíficas [como a multipolaridade proposta pelos BRICS], empreendimentos econômicos cooperativos, políticas democráticas e outros benefícios claros e, assim, manter a capacidade de suporte da Terra em torno do nível atual de mais de oito bilhões de pessoas, em vez dos cerca de 500 milhões que o Clube de Roma e outros medievalistas nostálgicos mas todos psicopatas parecem favorecer?

Se hoje estamos no fim de uma era, como parecemos estar, talvez o resultado não tenha que ser a destruição planetária total ou a tragédia de uma pandemia após a outra, mas uma nova era de ouro do progresso humano, incluindo, acima de tudo, a regeneração espiritual. Isto reflete a minha própria crença e a de muitos outros.

PARTE 2: A Solução

Conceito Básico de Economia Monetária: Poder de Compra

Aqui é hora de passar para a economia monetária, porque o que Peccei defende é uma filosofia de escassez que ele acredita definir a condição humana. Esta filosofia reflete-se mais precisamente na escassez de fato de dinheiro no sistema econômico global existente, onde o dinheiro é criado por empréstimos bancários a taxas de juro usurárias. O termo técnico é emissão. Assim, vivemos sob um sistema de emissão de moeda controlado por bancos privados sob a égide de um banco central com controle privado. Nos EUA, é a Reserva Federal, o FeD.

O dinheiro é escasso porque o princípio dos empréstimos é constantemente reembolsado às instituições bancárias mutuantes juntamente com os juros associados, sem que o dinheiro para pagar estas liquidações monetárias seja introduzido no sistema para compensar, exceto através da renovação da dívida através de novos empréstimos.

É o mesmo sistema no qual a Europa medieval se baseou sob os banqueiros judeus de Veneza, Florença, Augsburgo, Amsterdã, etc., e eventualmente o Banco da Inglaterra e o Sistema da Reserva Federal dos EUA. [iii] Neste sistema, nunca há dinheiro suficiente em circulação para fornecer a liquidez exigida por uma economia moderna com um elevado nível de vida que seja capaz de satisfazer as necessidades humanas da população humana potencial.

Esta é a falha fatal que cria a ilusão de demasiados seres humanos a competir por recursos escassos. O que é escasso não são os recursos nem a capacidade da humanidade de convertê-los em artigos que atendam às necessidades humanas. O que é escasso é, na verdade, o poder de compra —ou seja, dinheiro livre de dívidas.

Falha [intencional] dos governos em cumprir com as suas responsabilidades monetárias

É responsabilidade dos governos fornecer uma moeda circulante, um meio de troca suficiente para as necessidades de uma sociedade produtiva e da sua população. A Constituição dos EUA coloca especificamente esta responsabilidade nas mãos do Congresso. Mas o governo dos EUA, assim como todas as outras nações controladas pelos bancos, abdicou dessa responsabilidade ao criar um sistema bancário privado para emitir moeda em papel (ou eletrônica) como empréstimos, usando recibos e depósitos do governo como garantia.

Este foi um sistema criado pelo primeiro Secretário do Tesouro, Alexander Hamilton, por meio do Primeiro Banco dos Estados Unidos. Quando Hamilton escreveu a legislação, ele tinha o estatuto do Banco da Inglaterra em sua mesa. Thomas Jefferson considerou, com razão, o Banco inconstitucional. Desde o início, os EUA entregaram o controle da nação ao Poder Monetário privado —a aristocracia privilegiada que reside principalmente na Grã-Bretanha e na Holanda, além de um número emergente na Filadélfia, Nova York e Boston.

Uma lição de história: a “guerra bancária” e suas consequências

Esta foi uma época na história dos EUA em que esses elementos da economia monetária foram compreendidos —não apenas por Hamilton, que visava abertamente criar uma elite monetária, mas também pela oposição— Jefferson, Madison, Monroe e seus apoiadores políticos. Foi durante a “Guerra Bancária” travada depois de 1830 pelo Presidente Andrew Jackson e seus associados contra o Segundo Banco dos Estados Unidos que os princípios em jogo vieram à tona, com a aristocracia endinheirada sendo derrotada por um período de quatro gerações.

O presidente Jackson e seus apoiadores foram difamados por historiadores elitistas que ainda hoje afirmam que ele era contra todo o papel-moeda, queria apenas ouro e prata— “em espécie”— em circulação e causou o Pânico de 1837 ao provocar uma deflação devido à escassez monetária. Nada disso é verdade.

O que Jackson estava realmente fazendo era definir os respectivos papéis do governo popular e do sistema bancário privado para que cada um desempenhasse sua própria missão adequada nos assuntos econômicos. O que Jackson conseguiu foi libertar os EUA e a sua crescente população da maldição de um banco central privado de emissão de moeda durante mais de 80 anos.

As soluções jacksonianas permitiram que uma verdadeira democracia econômica prosperasse

Estamos falando de um aspecto relativamente desconhecido da história americana. Um dos únicos historiadores americanos que compreendeu o significado da Guerra Bancária foi Arthur M. Schlesinger Jr., escrevendo em seu livro vencedor do Prêmio Pulitzer Age of Jackson, publicado em 1945. Schlesinger escreve sobre a acusação de Jackson à Guerra Bancária:

“Os principais propósitos eram três. Uma era essencialmente econômica: para evitar depressões periódicas; outra essencialmente política: para evitar a ascensão dentro do estado de poderes independentes, não responsáveis perante o povo e capazes de desafiar o governo; e a terceira essencialmente social: para evitar o governo de uma aristocracia endinheirada explorando sistematicamente os ‘humildes membros da sociedade’”

Ao definir a aristocracia endinheirada, Schlesinger cita uma declaração do principal conselheiro de Jackson, Amos Kendall, conforme relatado pelo Washington Globe em 13 de dezembro de 1832:

“’Em todos os países civilizados e bárbaros, alguns homens ricos e inteligentes construíram sistemas de nobreza (ênfase no original); pelo qual, sob algum nome e por algum artifício, poucos são capazes de viver do trabalho de muitos.’ Essas classes dominantes, disse ele, tiveram muitos nomes —reis, senhores, sacerdotes, detentores de fundos, mas todos ‘são fundados no engano e mantidos pelo poder. O povo é persuadido a permitir a sua introdução, sob o apelo do bem público e da necessidade pública. Assim que estão firmemente estabelecidos, eles se voltam contra o povo, tributam-no e controlam-no pela influência de monopólios, pela declamação do sacerdócio e do governo e, em última instância, pela força militar.” A América estava imune a este padrão universal? “Os Estados Unidos,” disse Kendall ameaçadoramente, “têm seu jovem Sistema de Nobreza. Seu chefe é o Banco dos Estados Unidos; seu braço direito, um protetor de Monopólios Tarifários e de Fabricação; seu braço esquerdo, crescentes dívidas estatais e incorporações estatais.’” [iv]

O Banco manteve seu poder emprestando dinheiro a membros do Congresso e a editores de jornais, dinheiro criado “do nada” usando depósitos de impostos e tarifas do governo como base de reserva —essencialmente o mesmo sistema em uso hoje. Assim, quando Jackson decidiu eliminar o banco, os políticos e a imprensa gritaram assassinatos sangrentos. Mas os trabalhadores, agricultores, artesãos, proprietários de pequenas empresas e até mesmo os proprietários de plantações do Sul o apoiaram. A corrupção flagrante do Banco estabeleceu o padrão para o sistema atual, onde a elite rica e as grandes instituições financeiras têm um controle mortal sobre praticamente todos os políticos e a mídia dos EUA.

Sob Jackson, pela primeira vez em sua história, o governo federal pagou a dívida nacional e a reduziu a zero. Jackson acreditava que o governo deveria primeiro equilibrar seu orçamento —o que ele fez— e depois se recusar a contrair dívidas além de sua capacidade de pagá-las no curto prazo —um ou dois anos, não em algum momento futuro desconhecido, quando as condições econômicas melhorassem. Assim, o povo seria poupado das despesas e inconveniências de um governo caminhando para a falência, como o nosso é hoje, com os credores encarregados de acumular déficits na casa dos [hoje de 40] trilhões de dólares.

Depois, com um orçamento equilibrado, o governo deveria introduzir em circulação uma moeda suficiente para que a comunidade de empresas e trabalhadores produzisse bens e serviços adequados para satisfazer as suas necessidades quotidianas. Na época, a forma mais segura e conveniente de moeda eram os metais preciosos —ouro e prata — em “espécie” Assim, o governo criou uma rede de casas da moeda nacionais para produzir moedas de pequeno valor que seriam então gastas pelos produtores de barras metálicas em circulação. Parte do ouro seria comprada pelo governo para ser colocada em circulação e atender à sua própria folha de pagamento e outras necessidades.

Um tal sistema apoiaria a economia produtora quotidiana e libertá-la-ia do ciclo econômico de um sistema bancário que imprimiria dinheiro e o emprestaria quando os tempos fossem bons, mas se recusaria a emprestar e retiraria fundos de circulação quando os tempos fossem maus. Esse sistema totalmente desnecessário e opressivo de altos e baixos é uma maldição criada pelos bancos e sua emissão de papel-moeda.

Mas, através da reforma, os bancos continuariam a ter um papel na economia, fornecendo notas bancárias, cheques em papel e letras de câmbio para facilitar o comércio entre entidades comerciais. E teriam todo o direito de cobrar às comunidades mercantis e industriais uma taxa ou comissão pela prestação de tais serviços. Mas não seriam necessários para emprestar dinheiro a pessoas comuns com usura para necessidades quotidianas, embora se as empresas emprestassem dinheiro umas às outras, pudessem ser cobrados juros.

O que o presidente Jackson e seu partido implementaram após o término do estatuto do Segundo Banco dos Estados Unidos foi um sistema duplo de gestão monetária, com o governo federal fornecendo moedas de pequeno valor necessárias para a vida cotidiana e um sistema complexo de bancos estaduais e locais fornecendo papel-moeda para as necessidades empresariais. Os investimentos em infraestrutura foram supervisionados pelos governos estaduais por meio de vendas de títulos, como aconteceu com a construção do Canal Erie.

Esse sistema permitiu que a nação desfrutasse de uma expansão constante da atividade econômica durante as décadas de 1840 e 1850, quando a Revolução Industrial decolou. Então, quando a Guerra Civil eclodiu por causa da questão da escravidão, o governo Lincoln conseguiu financiar o esforço de guerra da União gastando diretamente de livros verdes de papel em circulação, combinado com aumentos de impostos, e vendendo títulos de pequeno valor diretamente ao público. Embora os Greenbacks fossem de papel, não de espécie, eles eram emitidos diretamente pelos gastos do governo com bens e serviços prestados, não como empréstimos bancários. Essa é a distinção crítica. Durante séculos, a Inglaterra usou um sistema de bastões de talley para os mesmos fins.

Infelizmente, o sistema bancário emissor de moeda conseguiu regressar à economia nacional como veículo de emissão de papel-moeda através de empréstimos através da aprovação da Lei Bancária Nacional de 1863, conduzindo diretamente ao actual Sistema da Reserva Federal. Isso abriu as comportas para a Primeira Guerra Mundial, a Grande Depressão, a Segunda Guerra Mundial e os ciclos de expansão e retração desde então, com pessoas comuns sendo excluídas da economia. Reformadores como JFK, que tomaram medidas para retornar a uma moeda do tipo Greenback, foram eliminados pelos asseclas da elite aristocrática.

O Sistema da Reserva Federal que governa a economia do país hoje é mais poderoso do que o governo eleito e criou uma elite monetária aristocrática que se mistura perfeitamente com as elites da Grã-Bretanha, do Clube de Roma e de outros lugares e que agora recorreu ao genocídio global como um meio de compensar a escassez projetada de poder de compra que usa para tornar as pessoas comuns em todos os lugares miseráveis, endividadas e atingidos pela pobreza.

Como o sistema monetário pode ser reformado hoje

O sistema financeiro poderia ser reformado hoje para criar poder de compra suficiente para sustentar uma economia sustentável que atendesse às necessidades da população mundial atual de mais de oito bilhões de pessoas. Os reformadores monetários entenderam como fazer isso há mais de um século. Foi apenas a elite monetária aristocrática —o Poder Monetário— que ficou no caminho.

O enigma básico da economia tem sido reconhecido por pessoas inteligentes há décadas, embora não por praticamente todos os economistas credenciados academicamente que trabalham para instituições tradicionais: a ciência e a tecnologia modernas são capazes de produzir muito mais bens e serviços do que os ganhos das pessoas que trabalham para criar essas coisas conseguem comprar.

Portanto, sempre há uma “lacuna” entre a produção de uma nação, o “PIB”— e a renda nacional disponível para comprá-la. Esse colapso no poder de compra resulta em recessão ou então faz com que as nações se envolvam em guerras comerciais —ou pior— umas contra as outras para preencher a lacuna. Depois, sem ter para onde recorrer, as pessoas têm de pedir empréstimos aos bancos apenas para sobreviver, como milhões de pessoas fazem hoje, comprando até mantimentos com cartões de crédito.

Retornando à era da Guerra Bancária, a lacuna entre produção e compra já era reconhecida naquela época, quase dois séculos atrás. Foi caracterizada como uma falha básica no sistema de distribuição. Em The Age of Jackson, Schlesinger cita um discurso de 1843 do famoso autor e ativista social Orestes A. Brownson que escreveu:

“Criamos um excedente —ou seja, um excedente, não quando consideramos as necessidades das pessoas, mas quando consideramos o estado dos mercados— e depois devemos afrouxar a mão até que o excedente seja eliminado. Durante este período, enquanto trabalhamos com o excedente, enquanto as fábricas funcionam pouco tempo, ou param completamente, os trabalhadores devem querer emprego. O mal é inerente ao sistema.” [v]

“A culpa,” escreveu Schlesinger sobre a declaração de Brownson, “reside na distribuição.” Conforme citado em meu próprio livro Our Country, Then and Now, o problema foi reconhecido pelo famoso chefe indígena Sioux, Sitting Bull.

Eu escrevi:

“O chefe indígena Sioux, Sitting Bull, apontou o problema que tem sido a ruína da sociedade dos EUA ao longo de sua história. Ele disse: “O homem branco sabe fazer tudo, mas não sabe distribuir.” Há mais nesta sábia observação do que você imagina.” [vi]

“Nós defendemos essas verdades”

Há uma infinidade de fatores que causam “vazamento” de dinheiro do ciclo de produção-compra, incluindo poupança, reinvestimento, ciclos contábeis e reembolso de empréstimos bancários, tanto principais quanto juros. Recentemente publiquei um longo artigo explicando essas coisas em referência às escapadas tarifárias do presidente Donald Trump, incluindo contribuições de Elon Musk e Alex Krainer. Veja isto: O terrorismo tarifário de Trump expõe o fracasso total do pensamento econômico global. Veja também meu livro de 2012, We Hold These Truths: The Hope of Monetary Reform. Uma resenha deste livro feita por David Kendall afirma o seguinte:

“Mantemos estas verdades: a esperança da reforma monetária, de Richard C. Cook é uma caixa de ferramentas essencial para quem está preocupado com a condição econômica de nossa nação e de nosso mundo. Tendo aprendido muito lendo este livro, sou obrigado a dar-lhe a minha mais alta recomendação.

“Escrito por um veterano de 20 anos em gerenciamento de projetos para o Departamento do Tesouro dos EUA, We Hold These Truths: The Hope of Monetary Reform fornece aos leitores uma história detalhada da política monetária nos Estados Unidos e um lugar na primeira fila para o desastre da bolha aos escombros que caracteriza a economia americana há mais de um quarto de século. Muito obrigado a Richard C. Cook por entregar toda essa análise técnica em termos leigos muito simples que qualquer um pode entender, em vez de recorrer a um monte de jargão profissional. Bravo!

“Com base numa carreira em finanças públicas, incluindo trabalho na Casa Branca de Carter, Cook conclui que o crédito deve ser tratado como um serviço público e não como um parque privado para a elite financeira. Em vez de bancos privados endividarem irrevogavelmente sociedades inteiras, emprestando dinheiro para circulação que deve ser reembolsado com juros, ele sustenta que os governos deveriam gastar dinheiro sem juros directamente em circulação com base nos valores anuais de produção. Um passo adiante, Cook recomenda um dividendo nacional, incluindo uma Garantia de Renda Básica para cada cidadão americano, independentemente da situação de emprego, para erradicar a pobreza, a escravidão por dívida e a peste do desemprego.

“Essas são aplicações práticas da política monetária que se mostraram essenciais durante períodos cruciais da história dos EUA, não ideias teóricas tiradas do nada. Além disso, essas políticas não conferem inerentemente poder e controle ilimitados a uma pequena minoria de financiadores extremamente ricos. Portanto, esse grupo normalmente responde manipulando a legislação para eventualmente retomar o controle do sistema monetário, escravizando assim o resto da sociedade a um ciclo interminável de dívidas.

“O que podemos nós, o povo, fazer para evitar que este ciclo de insanidade e corrupção se repita constantemente? Nós defendemos estas verdades: a esperança da referência monetáriaorm de Richard C. Cook é um recurso essencial para pessoas em todos os lugares que estão cansadas da crise econômica e interessadas em um caminho viável em direção à estabilidade financeira e à democracia econômica em todo o mundo.”

Uma solução para o problema tem três facetas:

As três facetas são:

1) Criar um sistema monetário onde o governo federal garanta poder de compra suficiente para que a economia cotidiana funcione adequadamente. Este é o propósito da Lei NEED de Dennis Kucinich, apresentada ao Congresso em 2011. A Lei NEED criaria uma autoridade monetária dentro do Departamento do Tesouro dos EUA para introduzir uma moeda circulante através do desenvolvimento de infra-estruturas e outros meios. A Reserva Federal seria abolida, embora pudesse ser substituída por uma infra-estrutura bancária muito mais modesta, gerida pelo sctor privado e que negociasse exclusivamente em papel comercial e não em emissão de moeda.

2) Implementar um dividendo cidadão, um tipo de renda universal, também conforme especificado na Lei NEED, que preencheria a lacuna endêmica entre produção e poder de compra, libertando assim a economia produtora da constante escassez de liquidez. O valor desse dividendo seria determinado anualmente e regulamentado em conjunto com a política tributária. Exemplos de tal pagamento são o Fundo Permanente do Alasca, as atuais disposições de imposto de renda auferido e os pagamentos de alívio da COVID altamente bem-sucedidos.

3) Processar todos aqueles entre a elite aristocrática monetária e os seus asseclas responsáveis por atos de genocídio contra a humanidade ao longo das últimas décadas. Não há necessidade de enumerar aqui—sabemos quem eles são.

Conclusão

O problema da aristocracia endinheirada vs. o povo é antigo e nunca será totalmente eliminado. Os humanos, por natureza, não são iguais em todos os aspectos. Mas a Declaração de Independência e a Constituição dos EUA postulam uma sociedade onde cada indivíduo pode desfrutar da oportunidade de alcançar a realização de acordo com sua intenção e capacidade e também desfrutará de tratamento igual e justo perante a lei. Como tal, é o sistema mais próximo já concebido de onde as Bem-aventuranças de Jesus podem desempenhar uma função ativa e preferida na sociedade e assim melhorar as relações humanas.

Infelizmente, a sociedade foi subvertida e quase destruída pelas ações predatórias da elite aristocrática e do Poder Monetário que eles controlam. Para saber mais sobre como isso aconteceu historicamente, meu livro Nosso País, Então e Agora, tenta fornecer uma explicação e uma crônica. Agora, no que parece ser o fim de um grande ciclo histórico com um novo ciclo a caminho, tais considerações precisam ser levadas a sério.


[i] Bem-aventurados os pobres de espírito,porque deles é o reino dos céus.
Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados.
Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra.
Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça,
porque eles ficarão satisfeitos.
Bem-aventurados os misericordiosos, pois obterão misericórdia.
Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus.
Bem-aventurados os pacificadores,porque serão chamados filhos de Deus.
Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça’,
porque deles é o reino dos céus.

[ii] Citado no Dr. John Coleman, Conspiradores’ Hierarquia: A história do comitê dos 300, Bridger House Publishers, 1992, pp. 14-15.

[iii] É claro que muitos outros países têm agora bancos centrais que funcionam da mesma forma.

[iv] Arthur M. Schlesinger, Jr., A Era de Jackson, Konecky e Konecky, 1945 e 1971, p.97.

[v]Ibidem, pág. 122.

[vi] Ricardo C. Cook, Nosso país, antes e agora, Clarity Press 2023, p. 124.

Ricardo C. Cook é um aposentado dos EUA. analista federal com ampla experiência em diversas agências governamentais, incluindo Comissão da Função Pública dos EUA, FDA, Casa Branca com Carter, NASA e EUA. Tesouro dos EUA. Ele se formou no College of William and Mary. Como denunciante na época do desastre do Challenger, ele expôs as juntas de vedação defeituosas que destruíram o Ônibus Espacial, documentando sua história no livro “Challenger Revealed” Depois de servir no Tesouro, ele se tornou um crítico ferrenho do sistema monetário controlado pelas finanças privadas, detalhando suas preocupações em “Nós Mantemos Essas Verdades: A Esperança da Reforma Monetária” Ele atuou como consultor do Instituto Monetário Americano e trabalhou com o congressista Dennis Kucinich para defender a substituição do Federal Reserve por uma moeda nacional genuína. Veja seu novo livro, Nosso país, antes e agora, Clarity Press, 2023. Recentemente, ele foi nomeado Pesquisador Associado do Centro de Pesquisa sobre Globalização (CRG).


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nosso conteúdo

Junte-se a 3.812 outros assinantes

compartilhe

Últimas Publicações

Indicações Thoth